28 de dezembro de 2013

Os Livros Mais Vendidos de 2013 - Ficção

Depois de uma ano inteiro de listas semanais (ou quase rs) chegamos ao final de 2013 e como sempre ao ranking de livros mais vendidos do ano. Começamos hoje com o top 5 entre as obras de ficção. 

5° Cinquenta Tons Mais Escuros - E. L. James



Vice-campeão de 2012, o segundo volume da trilogia erótica de E. L, James também conseguiu ser muito bem-vendido neste ano e caiu apenas três posições. Antecipando, toda série continuou no top 5 com relativa tranquilidade. 

Para quem talvez não conheça, os livros da saga "Cinquenta Tons" narram a "história de amor" temperada com sexo sadomasoquista entre a insegura Anastasia Steele e o poderoso troglodita Christian Grey.

Leitura recomendada?

Não. A obra é extremamente pobre narrativamente e o chamariz da trama erótica acompanha essa falta de qualidade. Além destes problemas, a história passa concepções antiquadas e machistas a respeito de relacionamento. 


4° Cinquenta Tons de Liberdade - E. L. James



Terceiro lugar ano passado, o esperado desfecho da trilogia de E. L. James ultrapassou o volume intermediário e ficou na quarta posição. A série foi beneficiada neste ano por preços promocionais bastante convidativos. 

Leitura Recomendada?

Não. Pelos mesmos motivos de Cinquenta Tons Mais Escuros


3° A Culpa é das Estrelas - John Green


2013 foi de John Green. Mesmo não ocupando a primeira posição nesta lista, o autor conseguiu um inegável sucesso do meio para o fim do ano e emplacou diversos títulos entre os mais vendidos.

A Culpa é das Estrelas é o maior sucesso do autor e narra com muito drama e bom-humor o romance entre dois jovens que enfrentam graves problemas de saúde. O êxito deve-se em parte ao filme inspirado na obra que está em produção.

Leitura Recomendada?

Sim. Não lemos o livro por inteiro, mas as nossas impressões iniciais foram positivas. A história é simples mas bem-contada com grande potencial de agradar o público juvenil.


2° Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James


O campeão do ano passado cai apenas uma posição e fica sendo o vice-líder. A primeira obra sendo muito bem-vendida indica que muitas pessoas continuaram conhecendo a série mesmo que o "hype" tenha esfriado em 2013. 

Leitura Recomendada?

Não. Os motivos são os mesmos de Cinquenta Tons Mais Escuros


1° Inferno - Dan Brown


O grande campeão de 2013 foi Dan Brown que acertou em cheio com o seu mais novo thriller: Inferno. A obra com seu suspense cheio de reviravoltas e clichês mais uma vez traz o simbologista Robert Langdon decifrando códigos para salvar o planeta, entretanto o tema dessa vez é o clássico Divina Comédia de Dante Alighieri.

Mesmo tendo alcançado boas vendas com outros livros, Brown conseguiu com Inferno o seu maior êxito no Brasil desde O Código da Vinci pelo que pudemos acompanhar.

Leitura Recomendada?

Depende. Dan Brown é a típica leitura fraca qualitativamente mas que prende muitos leitores pela curiosidade de "saber como acaba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)