17 de outubro de 2013

Como Escrever Um Livro de Sucesso no Estilo "Dan Brown"


Na literatura, assim como em quaisquer outras artes, muitos autores trilharam uma carreira de sucesso abusando de ferramentas estilísticas repetidas em diversas obras. A ideia por trás do conceito é muito simples: "se deu certo uma vez certamente dará uma segunda"; "em time que está ganhando não se mexe"; "por que se aventurar se você já sabe o caminho"...

Um dos maiores representantes dessa "fórmula do sucesso" na atualidade é o estadunidense Dan Brown; autor que ganhou fama mundial por O Código Da Vinci mas que até hoje permanece frequentando a lista de mais vendidos sempre que lança um livro novo. O segredo dele? Talvez sejam vários, mas todos eles estão presentes em seu curioso modelo de escrita que segue um padrão praticamente inalterável.

Abaixo listei algumas destas características constantemente repetidas em modo de guia para aqueles que pretendem se inspirar no escritor ou então para quem só achou a ideia de algum modo interessante.

Quer escrever um  livro no melhor estilo Dan Brown? Os seguintes elementos não podem faltar


1 - Segredos e conspirações são essenciais

As pessoas adoram mistérios afinal é sempre um prazer saber coisas que os outros desconhecem. Assim surgem todas aquelas teorias malucas de "Homem que Não Foi à Lua" e alienígenas que frequentemente passam por autópsias. 

Se quiser um escrever um legítimo "Dan Brown" não pode faltar uma teoria maluca nesse estilo. Para soar como verdade é interessante inserir alguns elementos reais, assim a coisa fica confusa e o leitor incauto pode acabar pensando: "será hein?". Resultado: sucesso. 


2 - Abuse das reviravoltas e ganchos

O grande público adora os trechos de clímax; onde o interesse e a curiosidade ficam mais estimulados. Então porque não preencher o livro com diversos desses momentos? Para repeti-los a ideia é, por exemplo, dar a entender de todas as maneiras que um personagem fez algo para depois revelar que foi um outro; reviravoltas como essas sempre tendem a prender o leitor.

Outro elemento para deixar o leitor preso na história são os "momentos final de novela" onde aquilo que você estava esperando só vai ocorrer no capítulo seguinte; o popular gancho que pode ser usado sem moderação.


3 - Personagens tem que ser facilmente identificáveis, não complexos

Como a ideia é focar em tramas impressionantes os personagens não precisam ser aprofundados. Assim busca-se a identificação fácil seguindo arquétipos recorrentes. 

Na hora das descrições não precisa comprovar as qualidades e defeitos dos personagens, basta dizer que eles possuem tais características.


4 - Crie uma tensão romântica

Como todas as novelas e filmes hollywoodianos nos ensinaram, um romancezinho agrada o grande público. Assim o protagonista sempre tem que ter um interesse amoroso ali para trazer aquele componente melodramático às aventuras frenéticas. 


5 - Final Feliz

Clichê? Covardia? Nada disso, um final feliz é necessário. A felicidade do leitor é o que mais importa ao se terminar uma obra no melhor estilo Dan Brown, por mais improvável que esse desfecho pareça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)