16 de julho de 2013

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (Nancy Jo Sales) - Primeiras Impressões

Obras inspiradas em histórias reais já possuem um apelo natural e se escritos a partir de dados jornalísticos a credibilidade só aumenta. Esse é o caso de Bling Ring que surgiu como matéria da revista Vanity Fair, tornou-se filme pelas mãos da elogiada cineasta Sofia Coppola e agora tem livro assinada pela mesma autora da reportagem que deu início a tudo.

As primeiras impressões do trecho inicial que compreende apenas prefácio e primeiro capítulo (leia também clicando aqui) são justamente de uma escrita descritiva mas bem montada; típica de textos jornalísticos. Entretanto, a autora faz questão de deixar bem claro que a sua obra é um relato orientado, buscando extrair dos fatos certas reflexões sociais.

O livro conta a história de uma gangue de jovens que assalta famosos de Hollywood sem maiores escrúpulos e ignorando a criminalidade desse ato. Tal episódio é utilizado dentro da narrativa para analisar a estranha e deturpada percepção do que significa ser famoso na atualidade. 

É bom ressaltar, no entanto, que toda reflexão não se sobrepõe às descrições factuais que são sim o foco principal da obra. Assim é possível manter-se lendo pela história, mesmo discordando da posição apresentada pela escritora.

No final a impressão que fica do livro é positiva em sua apresentação carregada do estilo jornalístico da autora. É verdade que os fatos são conduzidos segundo a intenção de traçar uma ideia, porém é uma teoria razoável e que não chega a distorcer os fatos; ao menos nessas páginas iniciais.



Recomendo Para Quem:

- Gostou do filme
- Se interessou pela história e quer se aprofundar



Editora: Intrínseca
Páginas: 272



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)