14 de março de 2013

De que Adiantam Livros Sem Leitura? - Coluna Ler é Compreender



Livros são uma ótima ferramente de aprendizado e realmente auxiliam e muito na formação de um cidadão mais consciente independente do grau de instrução que sua futura carreira irá exigir. Entendendo isso, algumas iniciativas distribuem livros gratuitamente em escolas públicas; uma prática louvável sem dúvida.

Entretanto, o nosso país é conhecido por tentar resolver problemas com soluções incompletas. Assim como nossa constituição está repleta de leis que garantem direitos e mais direitos que na prática não são lá muito nossos; na distribuição de livros o problema também está em ações realizadas pela metade.

A escola pública em que estudei, por exemplo, recebia uma oferta interessante de leitura para os alunos como a coleção Literatura em Minha Casa e a revista Ciência Hoje das Crianças; além de várias outras publicações e diversos livros didáticos. 

Mas, infelizmente, os livros e as revistas jamais cruzaram os poucos metros que separavam a secretaria das salas de aula. Eu até tive acesso a esses textos, mas todos por meios "indiretos". Alguns, por exemplo, eu achei no lixo!

E porque absurdos como esse acontecem? Por alguns motivos na verdade, porém o mais básico é a própria ideia de ensino que muitas vezes desconsidera a importância da leitura na prática diária, seja em que disciplina for.

Dessa forma, temos os livros como ferramenta para positivar estatísticas. Como quase ninguém denuncia esse tipo de ocorrência, muito mais comum do que parece, a teoria vai distorcendo a realidade. 

Felizmente, os milhões investidos nessas obras não vão de todo pelo ralo. Sempre tem alguns alunos que conseguem contato com elas; seja por interesse próprio ou por meio de raros professores que conseguem contornar as muitas dificuldades. 

Enquanto esse quadro não se altera, fica difícil sustentar argumentos do tipo: "temos que trazer livros mais atuais, pois clássicos são complexos em demasia". Será mesmo que um Machado de Assis é assim tão difícil? Parece bem mais razoável constatar que desprezando a leitura na prática, como se faz hoje em tantas escolas hoje em dia, qualquer obra exigente vai soar  muito complexa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)