25 de fevereiro de 2013

Adaptações de Livros Vencedoras do Oscar 2013


Ultimamente as adaptações literárias tem sido temas muito frequentes para os filmes, afinal é mais garantido para as produtoras investir numa história já existente e que mostrou sua capacidade lucrativa em outra mídia.

Tal realidade pode ser constatada em diversas produções cinematográficas, e na premiação mais "badalada" do cinema estadunidense isso não é uma exceção. O Oscar de 2013, cuja cerimônia de premiação ocorreu  neste domingo (25/02), teve nada menos que 5 adaptações literárias concorrendo ao prêmio principal de melhor filme; isso de um total de 9. Números que impressionam.

Na lista abaixo você confere os prêmios recebidos e links para conhecer melhor os livros que originaram estes premiados.

As Aventuras de Pi (Life of Pi)


Vencedor de 4 Oscar: Melhor Diretor (Ang Lee), Melhor Trilha Sonora Original, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia 

O filme conta a história do garoto Pi que se vê numa situação muito complicada quando acaba num bote em alto-mar acompanhado de animas selvagens. Com esta experiência pouquíssimo usual, o jovem adquire um novo conceito de vida. 

O livro que inspirou a produção cinematográfica traz o mesmo nome no Brasil e é uma publicação do selo Nova Fronteira (Ediouro). A obra é assinada pelo autor canadense Yann Martel. 



Argo


Vencedor de 3 Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem

Ganhador do principal prêmio da noite, a trama conta história real de um ousado resgate de diplomatas promovido por agentes da CIA.

O livro da dupla Antonio Mendez e Matt Baglio é publicado no Brasil pela editora Intrínseca e, assim como As Aventuras de Pi,  também traz o filme em sua capa como forma de fomentar a fácil identificação e por tabela as vendas.



Lincoln


Vencedor de 2 Oscar: Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Direção de Arte

Campeão de indicações (12), a biografia do famoso presidente dos EUA Abraham Lincoln, dirigida pelo medalhão Steven Spielberg, acabou apenas com 2 estatuetas.

O livro assinado pela estadunidense Doris Kearns Goodwin (biógrafa premiada com o Pulitzer) tem sua versão nacional publicada pela Record com capa cuidadosamente idêntica ao cartaz do filme. 



Os Miseráveis (Les Misérables)


Vencedor de 2 Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway) e Melhor Maquiagem

Adaptação musical do grande clássico do francês de Victor Hugo, a obra cinematográfica  se destacou pela coleção de atores famosos e pela competência da produção ao confeccionar uma trama com fortíssimo apelo dramático; do jeito que Hollywood gosta. 

O livro que traz como protagonista o ex-condenado (por um crime que não cometeu) Jean Valjean e se destaca pela forte crítica social às condições de vida da França do Século XIX.


O Lado Bom da Vida (Silver Linnings Playbook)


Vencedor de do Oscar de Melhor Atriz (Jennifer Lawrence)

Espécie de drama bem-humorado, a obra acompanha as desventuras de Pat Peoples na tentatica de reconstruir sua vida após ter passado anos numa instituição psiquiátrica. 

A versão nacional do livro escrito por Matthew Quick, publicada pela Intrínseca, também traz em sua capa uma cópia descarada do cartaz cinematográfico. 




Anna Karenina


Vencedor do Oscar de Melhor Figurino

Único dos vencedores presente em nossa categoria de adaptações que não concorreu ao Oscar de melhor filme, a produção é mais uma adaptação de um grande clássico da literatura.

O livro do russo Liev Tolstói conta a história do caso extraconjugal da protagonista Anna como forma de crítica à hipocrisia do círculos e famílias aristocratas em sua país naquela época. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)