31 de janeiro de 2013

Um Bom Professor Faz Toda A Diferença (Taylor Mali) - Primeiras Impressões

Todos que tem um contato minimamente reflexivo sobre a educação estão cansados de saber o quão desprestigiada é a carreira de professor em nosso país. Na obra Um Bom Professor Faz Toda A Diferença Taylor Mali expõe que os EUA também é palco de uma desvalorização da profissão (guardadas as devidas proporções é claro).

Basicamente, tudo começou quando o autor ouviu um comentário jocoso de um advogado que criticou duramente as pessoas que escolhiam como carreira a licenciatura. No momento ele não rebateu, mas fez uma poesia que virou sucesso na internet intitulada O Que Os Professores Fazem (veja clicando aqui em inglês); declamada por ele próprio.

Tão fascinado pela repercussão de seu poema, hoje em dia Taylor é palestrante motivacional; tentando animar professores e quem sabe convencer pessoas a seguir esta carreira.  

Tudo muito lindo, mas e o livro? Então, a obra é interessante porém ingênua. O escritor claramente sabe de algumas ferramentas de melhoria do convívio professor-aluno e as expõe nos capítulos temáticos; o que é legal.  

Entretanto, sua defensoria é significativamente limitada nesse trecho inicial (leia também clicando aqui) em termos de profundidade. A maioria das reflexões expressas no livro está correlacionada a ajustes pequenos do sistema vigente, muitos deles úteis somente se você está de acordo com certos pressupostos. 

Hoje em dia, por exemplo, a história de atribuir notas numéricas aos alunos tem sido criticada por muitos teóricos, mas na própria poesia ele trata com se esse recurso avaliativo não merecesse contestação. 

Assim Um Bom Professor Faz Toda A Diferença é um livro que pode empolgar pretendentes e profissionais da área, mas que se prejudica seriamente por ser superficial em suas propostas e muito localizado dentro de uma ideologia educacional que não é consenso. 


Recomendo Para Quem

- Quem quer ler sobre experiências profissionais positivas de outros professores.
- Não busca por nada mais profundo

Editora: Sextante
Páginas: 128




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)