6 de janeiro de 2013

Precisamos Falar Sobre O Kevin - Cinefilia Literária (Coluna)


Massacres em escolas ocasionados por adolescentes estão fazendo parte dos noticiários há anos. Recentemente tivemos mais outro exemplo deveras comentado. Dos EUA chegam, talvez, a maior quantidade desse tipo de relatos, porém, em outras várias partes do mundo acontecem fenômenos parecidos. 


Já fazia algum tempo que estava com vontade de ver este “Precisamos falar sobre o Kevin”, coincidência foi vê-lo agora tão próximo ao massacre de 20 crianças acontecido em Connecticut no dia 14 de dezembro deste ano. 

O filme é baseado no livro da escritora Lionel Shriver que conta a história a partir do ponto de vista da mãe do assassino. No filme o papel de mãe coube à atriz Tilda Swinton, que está ótima. Quando adolescente Kevin é interpretado pelo ator Ezra Miller que eu não conhecia e me surpreendi com uma atuação adequada. 

Minha grande vontade em ver este filme deveu-se em muito aos comentários deveras elogiosos de diversas pessoas, algumas falaram sobre a tensão existente no desenrolar dos acontecimentos no conflito entre mãe e filho, em como em alguns instantes foi penoso perceber a agressividade que ele nutria por certa personagem. Agora falando sério, minha gente, “peraí”! Se o filme é sobre um adolescente que comete um massacre, não é o mínimo esperar que haja tais características, não? 

Fiquei me perguntando se estou ficando meio insensível, pois sinceramente não achei nada demais! Achei que ficou devendo e muito. O recurso de idas e vindas enquanto a história avança também não me agradou, achei desnecessárias em vários momentos e perdidas em outros. 

Não me tocou ou emocionou profundamente. Enfim, penso ser algo passível de acontecer: simplesmente não houve algum tipo de conexão, talvez, já que tanta gente se sentiu comovida. 

Vale a pena ser visto? Vale, pelas atuações. Seria interessantíssimo se baseado em fatos reais, mas, ao lembrar que se tratava de ficção me pegava perguntando a mim mesma em vários momentos: Nessa idade ele poderia fazer isso? Não sei dizer, mas não me convenceu, acho que encontrei o real motivo de não ter gostado, entretanto isso não quer dizer que você não goste!

Leia a crítica do livro clicando aqui




Ficha Técnica
Ano de lançamento do filme: 2011
Livro escrito por: Lionel Shriver
Ano de lançamento do livro: 2007
Direção: Lynne Ramsay
Elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Jasper Newell


3 comentários:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)