28 de dezembro de 2012

Os Livros Mais Vendidos de 2012 - Ficção


Passamos o ano inteiro apresentando semana a semana os livros mais vendidos segundo a tradicional lista da revista Veja. Agora que 2012 praticamente já acabou (e o mundo não) é hora ver os campeões de venda em todo estes 366 dias.

Veja abaixo o top 5 primeiramente na categoria ficção. Interessante notar que todas as posições são ocupadas por apenas 2 séries de inegável sucesso e as 3 primeiras por só uma trilogia. Adivinha qual?

5° O Festim dos Corvos - George R. R. Martin


O quarto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo aparece na quinta posição mostrando a força dessa saga épica tão elogiada e famosa, graças em grande parte à sua adaptação televisiva. 

O outro livro da série lançado este ano, A Dança do Dragões, ficou apenas em sétimo lugar, provavelmente prejudicado pela edição deficiente que veio com um capítulo a menos na primeira impressão (já recolhida).

É bem vendido, mas é bom? 

Sim, apesar de não ser uma dos melhores da saga consegue fazer o mais importante: dar continuidade aos eventos da história sem perder a qualidade. É o típico livro que funciona muito bem como uma parte da série. 

Mais detalhes sobre O Festim dos Corvos:


4° A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin


O único livro que repetiu a dose. Há uma ano atrás ele estava nessa lista de mais vendidos ocupando a primeira posição. Agora caiu um pouco, mas continua indo muito bem, e sendo o primeiro da série mostra que o épico de George R. R. Martin ganhou ainda mais leitores este ano. 

É bem vendido, mas é bom?

Sem dúvida nenhuma. Uma introdução perfeita a essa saga que hoje conquistou muitos fãs pela qualidade narrativa, pelos personagens bem construídos e por um realismo difícil de se ver em obras bem-vendidas. 

Mais detalhes sobre o A Guerra dos Tronos:


3° Cinquenta Tons de Liberdade - E. L. James


Agora começa a festa de E. L. James que conseguiu colocar uma trilogia nas primeiras posições (melhor impossível.) Este é o volume que conclui as aventuras sexuais sadomasoquistas de Anastasia Steele e Christian Grey. Aqui o relacionamento dos dois começa a ficar mais usual se preparando para o final feliz. 

É bem vendido, mas é bom?

Não chegamos a ler este livro, mas conferimos trechos do primeiro volume; o suficiente para concluir que a obra é literariamente muito pobre, além de passar explicitamente conceitos de relacionamento e sedução antiquados e machistas. 

Mais detalhes sobre Cinquenta Tons de Liberdade:


2° Cinquenta Tons Mais Escuros - E. L. James


Segundo ato no relacionamento de Grey e Steele. Neste livro os dois rompem mas só para resultar na conclusão de que um não pode viver sem o outro, etc.  Além disso, os dois enfrentarão "desafios": ela a inveja das que a precederam como namoradas do empresário e ele "demônios interiores".

É bem vendido, mas é bom?

Também não lemos, mas provavelmente a opinião do livro anterior vale também para esse.

Mais detalhes sobre o livro:


1° Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James


Onde tudo começou. O primeiro volume da série que conquistou milhares de leitores pelo seu misto de sexualidade picante com personagens cheios de clichês e estilo superficial. Anastasia Steele e Christian Grey se conhecem e o sadomasoquismo começa.

É bem vendido, mas é bom?

Não. Tristemente o livro mais vendido do ano Brasil é um exemplo de uma literatura muito fraca que não tem qualquer competência narrativa, mas que atrai por idealizar romances e jogar sexo ainda que de forma muito mal trabalhada. 

Como se já não bastasse a pouca competência artística, o livro ainda reproduz discursos machistas e elitistas de forma absolutamente clara. 

Mais detalhes sobre o livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)