22 de dezembro de 2012

Como Escolher O Livro Certo Para Dar de Presente?



Dar presentes não costuma ser uma tarefa fácil para muitos. Desde que recebemos roupas quando crianças, estamos cansados de saber que nem todo o presente pode agradar.

Existem muitas variáveis que influenciam na escolha do "presente certo"; a maioria delas (obviamente) envolve as preferências do presenteado, afinal será difícil agradar alguém que detesta fantasia dando a trilogia de "O Senhor dos Anéis"

Pensando um pouco sobre este tema, resolvemos fazer este breve artigo tentando identificar algumas boas opções de livros que podem agradar vários perfis de leitura, mas sem esquecer a qualidade.

A- Pessoas que gostam muito de ler

Muitas pessoas tem amigos que adoram ler (principalmente se você está visitando um site como esse rs) então dar um livro é até óbvio. Mas então que livro dar? Basicamente a solução evidente e lógica é fazer uma análise do que a pessoa gosta de ler. 

Para efeitos didáticos separamos em 3 perfis:



1) Leitores de Clássicos.

Para estas pessoas as opções de presentes são muitas. Listas de melhores livros estão repletas de obras que certamente agradarão. Talvez o maior desafio seja mesmo encontrar alguma que elas não possuam.

Caso você esteja com essa dúvida vale comprar obras com edições de "primeira" onde o maior cuidado com os elementos técnicos e estéticos garante a viabilidade da aquisição. 

É interessante evitar também algumas edições de bolso principalmente quando são de livros internacionais, já que algumas características muito importantes como a tradução costumam não estar com aquela qualidade desejada. 

Algumas sugestões:





2) Leitores de Best-Sellers

Hoje em dia muitas pessoas desta "nova geração" de leitores tem horror a obras clássicas. Em geral são pessoas que não gostam de títulos mais complexos e exigentes para serem compreendidos.

Neste sentido vale dar umas obras populares e mais simples que são realmente de boa qualidade. E como saber quais são as boas? Creio que não exista uma solução para isso fora obviamente consultar veículos de sua confiança que façam resenhas e críticas. Com a internet, felizmente, existem muitos sites que fazem isso (incluindo este :P).

Algumas sugestões;



(Trocadilho)

3) Leitores de Gênero

Como o nome já deixa claro, esta categoria engloba todos aqueles que não tem muita flexibilidade de gosto. Então fica difícil até fazer uma lista de sugestões. Mas muitas dessas pessoas que tem o hábito literário mais restrito, costumam ser leitores não tão experientes. 

Assim vale também a regra da simplicidade descrita no item anterior. Ai vão algumas sugestões temáticas:



B - Pessoas que Não Gostam de Ler

Se dar um livro para quem gosta é bom porque certamente vai agradar. Presentear alguém que não gosta de ler pode ser bom justamente porque você será responsável por inserir esta pessoa no riquíssimo mundo da literatura. 

Obviamente, os livros nesta categoria tem de ser sobretudo aqueles confeccionados para agradar o maior número de pessoas. Aí está o grande problema: encontrar obras estimulantes para qualquer um que ainda consigam manter um bom nível de qualidade. 

Basicamente facilita quando você sabe que o presenteado em questão tem certo gosto que pode também ser encontrado nos livros. Para exemplificar, uma pessoa religiosa certamente vai gostar de ler um livro religioso. No caso, se for católico, evite dar Ágape e prefira:

Tratado da Verdadeira Devoção À Virgem Maria - São Luis Maria Grignion De Monfort:

Mas como seria muito demorado apontar obras para não leitores de diferentes gêneros ou temáticas vamos sugerir abaixo três títulos que certamente agradarão muitos, independente de características pessoais. 

Razão e Sensibilidade - Jane Austen (Editora Cia das Letras / Penguin) R$ 26,00


Quem tiver outras sugestões de livros para esses diferentes perfis de pessoas pode deixá-las nos comentários :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)