12 de dezembro de 2012

Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado) - Crítica / Resenha


Sinopse
"Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel só estava com muita saudade de minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que poucos depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores...." E esta é a história de uma menina e de sua avó e a descoberta de muitas coisas.

Conhecido por grande parte dos adultos de hoje em dia, o livro infantil Bisa Bia, Bisa Bel é uma das obras mais conhecidas e elogiadas da escritora brasileira Ana Maria Machado - não por acaso...

A história singela sobre uma menina que encontra o retrato de sua bisavó e passa a escutá-la em sua mente é uma interessante narrativa sobre amadurecimento e mudanças que ocorrem ao longo do tempo. 

Bia, a bisavó principal do livro, representa a vida lá por volta do início do século XX com costumes e palavras típicos da época que são recebidos com surpresa e dúvidas pela protagonista que tenta seguir os conselhos de sua parente ao mesmo tempo que resolve tomar as suas próprias decisões.

Revelar maiores detalhes da história talvez possa prejudicar a leitura, mas cabe ressaltar que a conclusão moral do livro está na certeza de que a geração atual (representada pela protagonista) é um misto das experiências do passado e das perspectivas diante de um futuro; este representado de forma criativa pela escritora. 

O livro então se encerra por aí cumprindo o seu papel de história simples e pouco pretensiosa sobre gerações, avós e formação de personalidade. Longe de ser um clássico da literatura infantil, a obra consegue ser interessante. Grandes chances de agradar muitas crianças, principalmente as meninas já que apela bem mais para a emoção do que para a aventura. 

É verdade que existem alguns elementos não muito convincentes, mas nada que comprometa pois Bisa Bia, Bisa Bel funciona justamente por não tentar ser espetacular ou inesquecível. A ideia é satisfazer os leitores com uma mensagem bem transmitida e que entretenha; objetivos esses alcançados sem dificuldade. 


(3 de 5 / Bom)







2 comentários:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)