30 de novembro de 2012

Carcereiros (Drauzio Varella) - Primeiras Impressões


Hoje conhecido sobretudo como o "doutor do Fantástico", Drauzio Varella foi muito atuante como médico voluntário, sobretudo em sua pesquisa relacionada ao vírus da AIDS ocorrida no hoje extinto Carandiru.

Com base nessa experiência, Varella escreveu o best-seller Estação Carandiru (posteriormente adaptado para o cinema) narrando os relatos dos prisioneiros antes e durante a estadia na casa de detenção.

Em Carcereiros, ele notadamente replica a fórmula agora se focando nos profissionais que lidam com os criminosos. No trecho inicial só podemos conferir a introdução (leia também clicando aqui) assim sendo a primeira impressão fica restrita ao estilo.

Nesse quesito a obra parece ir em um caminho interessante mantendo tons de seriedade e objetividade louváveis em razão do tema delicado. Por outro lado, também não chega a ser um tratado científico já que a linguagem é  bastante acessível e direta.

Carcereiros é daqueles livros que realmente despertam a curiosidade, sobretudo por ser um aparente veículo de entendimento (ainda que do ponto de vista de terceiros) de uma uma parte da sociedade normalmente esquecida.

Recomendo para quem:

- Gostaria de saber mais sobre o cotidiano de certas prisões brasileiras mas não está disposto a visitá-las.
- Prefere ser apresentado a relatos do que ouvir análises
- Conhece e gosta de Drauzio Varella
- Já leu Estação Carandiru


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)