9 de novembro de 2012

Batman: O Cálice - Crítica / Resenha

Panini Comics / DC Comics

Batman como o portador do lendário Santo Graal... Sintoma de uma história de qualidade? Talvez, mas não é isso que se concretiza com a HQ da dupla Chuck Dixon e John Van Fleet publicada no Brasil pela Panini. 

Batman O Cálice é o tipo de história que se vende como densa e artística, tanto pelo argumento principal como pelo traço sombrio e significativamente estilizado. O problema é que toda sugestão termina numa trama sem qualquer profundidade.

O Homem-Morcego recebe o objeto sagrado por ser o suposto descendente de uma dinastia cuja missão é defendê-lo. A seguir ele testa a veracidade do artefato curando-se de um tiro e começa a enfrentar inimigos, sendo o principal deles o vilão Ra's Al Ghul.

Ghul quer o cálice para tornar a sua filha Talia imortal assim como ele é e fim de papo... Fora isso, a história se desenvolve com alguns combates e pela presença de outros membros clássicos do universo Batman.

As melhores partes são mesmo as intervenções de outros personagens porque, apesar de breves, acabam sendo condizentes com as respectivas personalidades. 

No mais, a história fica muito aquém do que poderia ao não conseguir se desenvolver bem. Tudo fica jogado e simplista demais; fatos bobos e situações previsíveis se acumulam para desmotivar o término da leitura. A sensação final é de dinheiro mal-empregado.

Mesmo a arte diferenciada de Van Fleet não salva a HQ, pois apesar de ser graficamente interessante tem momentos bem fracos chegando ao risível em certas cenas de ação onde as poses ficam muito irreais. 

Batman - O Cálice é assim mais uma HQ pretensiosa que acaba subestimando a inteligência do leitor privilegiando clichês em detrimento da profundidade. Alguns momentos não são tão ruins e o desenho tem suas qualidades, mas ainda assim é facilmente dispensável.




2 de 5 (Regular / Fraco)




E aí o que achou? Comente abaixo para falar comigo ou use o e-mail:
 ewerton@leialiteratura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)