4 de outubro de 2012

Guia Politicamente Incorreto da América Latina - Primeiras Impressões

História é um tema extremamente interessante, mas nossa escolarização parece ter se especializado em transformar essa disciplina num conjunto de vários episódios cujas datas e "principais contribuições" devem ser decoradas a fim de passar em algum exame periódico.

Se aproveitando dessa deficiência, os livros da série Guia Politicamente Incorreto... fazem sucesso por ter com uma de suas principais propostas tornar os assuntos abordados mais acessíveis ao leitor comum. 

Até aí nada demais, infelizmente as primeiras impressões que tive com Guia Politicamente Incorreto da América Latina incomodam. Mesmo no trecho curto inicial (confira também clicando aqui) já se pode notar um comprometimento ideológico extremamente desnecessário por parte dos  autores. 

É curioso perceber também como eles denominam de simplista uma obra no excerto em questão quando a sua própria já deixa claro que vai superficializar, tentando transformar personagens históricos considerados heróis por alguns povos em responsáveis pelo que há de pior nos países da América Latina.

Considerando o antecessor; Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, não me admiro em tudo levar a crer que esta será mais uma obra responsável por apresentar algumas teses revisionistas da forma sensacionalista e pouco aprofundada que caracteriza a série. 

A ideia, como sempre, parece ser criar mais apelo comercial do que realmente desanuviar alguns fatos obscuros da história.

Recomendo Para Quem:

-Lê e gosta da revista Super Interessante
-Quer conhecer de maneira ideológica e simplista visões diferentes da história nacional
-Não se incomoda com  sensacionalismo

Informações Básicas:
Autores: Duda Teixeira e Leandro Narloch
Editora: Leya
Páginas: 320


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)