18 de setembro de 2012

O Fantástico Mistério de Feiurinha (Pedro Bandeira) - Crítica / Resenha


Livros para crianças pequenas não parecem ser um desafio para os escritores nacionais. Não são poucos os autores brasileiros que já deram sua notável contribuição a este gênero literário que em geral se caracteriza pela simplicidade, inventividade e bom humor. 

O Fantástico Mistério de Feiurinha felizmente não é exceção sendo uma peça divertida, simples e bem escrita. 

Na trama somos apresentados a todas as principais princesas dos contos de fada com as características que as eternizaram. Bandeira, porém, se utiliza dessas particularidades para fazer várias piadinhas bem-sucedidas com o contexto das história indo da Cinderela que odeia ser chamada de Gata Borralheira à Bela Adormecida que vez por outra está cochilando.

Após essa parte mais descontraída vem a história da Feiurinha propriamente dita que é interessante, apesar de não ser criativa ou marcante. A impressão do leitor é acompanhar uma boa narrativa que, sem maiores pretensões, funciona bem.

Aliás, despretensão é a palavra-chave pois o livro não parece ter a capacidade de se transformar na história predileta de uma criança (se ela tiver acompanhado os outros contos de fada, como se espera). Entretanto, a qualidade é inegável se destacando justamente por ser competente em seu divertimento ingênuo.

O Fantástico Mistério de Feiurinha é assim bom entretenimento para o seu filho pequeno, ao mesmo tempo que tem total capacidade para cativar você também com uma historinha rápida e bem bolada. 

O livro só não é melhor porque é feito mais para ser interpretado do que lido (como esperado de uma peça), ocorrendo assim uma considerável falta de desenvolvimento. Nada, porém, que comprometa a diversão durante a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)