22 de setembro de 2012

Mente, Linguagem e Sociedade (John R. Searle) - Primeiras Impressões

Filosofia costuma afugentar muitos não-iniciados, uma vez que seus temas realmente não são tão banais. A abordagem acadêmica restritiva dos autores, por sua vez, só contribui para esse quadro de distanciamento com o público em geral.

Mente, Linguagem e Sociedade surpreende justamente por conseguir aliar uma discussão séria (acerca dos assuntos já claramente mencionados no título) com um estilo extremamente simples que pode ser compreendido mesmo por aqueles não habituados ao assunto.

Evidente que uma atenção cuidadosa é necessária para o entendimento apropriado acerca dos temas abordados na obra, mas nada que exija grande esforço.

O principal obstáculo para o leitor (e talvez o único) realmente é a natureza do assunto que pode não ser do interesse de muitos. Afinal, a discussão sistemática de Searle sobre questões relacionadas a mente tem caráter sistemático e teorético, ou seja, a pretensão é ser explicativo não tendo (obviamente) maiores pretensões de entretenimento.

Em suma, o livro é muito relevante para os estudantes de filosofia ao mesmo tempo que pode conquistar os leigos pelo seu estilo didático.

Recomendo para:

- Interessados em filosofia
- Pessoas que gostariam de saber mais sobre os temas abordados
- Apreciadores de boas leituras (de forma geral) em ciências

Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)