26 de agosto de 2012

Conta Comigo (1986) - Coluna Papel & Película


Ação, aventura, amizade, saudosismo, horror e comédia. Tudo isso reunido em um mesmo filme da década de 1980. Inspirado em um conto de Stephen King e estrelando garotos talentosos que mais tarde seriam astros do cinema, “Conta Comigo” é uma celebração dos amigos de infância e da curiosidade juvenil.

Quatro garotos ficam sabendo que o corpo de um menino da idade deles foi encontrado em uma mata próxima à cidade em que vivem. Reunidos em seu clube secreto, sem nenhum adulto importunando, eles montam um plano com um único objetivo: percorrer vários quilômetros a pé apenas para ver o corpo, afinal, nenhum deles havia visto um morto. Eles são diferentes entre si, mas se completam: Gordie (Will Wheaton) é o líder do grupo que tem que lidar com a morte do irmão mais velho, Chris (River Phoenix) é decidido e corajoso, porém carente, Teddy (Corey Feldman) é violento e Vern (Jerry O’Connell) é medroso. Para completar, um dos vilões, o garoto mais velho Ace, é interpretado por Kiefer Sutherland.

O filme difere pouquíssimo da história original. Apenas alguns detalhes foram modificados, por exemplo, no livro, Gordie narra os finais bastante sombrios de seus amigos. Como a maioria das obras de Stephen King, há um quê de terror, em especial no objetivo mórbido da aventura dos meninos. Os momentos dramáticos ficam por conta das histórias familiares de cada um deles. O que prevalece é mesmo a aventura, a jornada, com algumas pitadas de humor. O suspense também está presente, pois pelo caminho eles encontram alguns obstáculos e problemas.

Gordie tem um talento especial para contar histórias e é isso que ele faz para entreter seus amigos durante a noite. Mais tarde é revelado que o próprio está se lembrando da história e escrevendo-a em seu computador (notem como a máquina é bastante primitiva).

Amado por diferentes gerações, de cinéfilos a saudosistas, “Conta Comigo” foi até parodiado em um episódio da série Family Guy. Apesar do status que ele tem hoje, o filme foi indicado a apenas um Oscar, Melhor Roteiro Adaptado. Seus protagonistas, no entanto, receberam muitos elogios e se tornaram grandes artistas. Will Wheathon tem uma sólida carreira, tendo participado de Star Trek e várias séries de TV, como The Big Bang Theory e Eureka. River Phoenix fez vários filmes bem-sucedidos, mas veio a falecer aos 23 anos. Corey Feldman, que tinha feito anteriormente “Os Goonies”, continua no ramo cinematográfico. Entre os trabalhos de Jerry O’Connell estão Jerry Maguire e várias participações em séries de TV. O sucesso dos astros mirins de “Conta Comigo” só perde para a fama da música-título, Stand by Me.

A amizade é um assunto abordado com frequência nas obras de King, e aqui vemos uma das mais alegres formas de amizade. Os amigos de infância compartilham medos, segredos e sonhos, se apoiam mutuamente na às vezes dura passagem para a adolescência e em muitos casos acabam se afastando quando chega a idade adulta e cada um segue seu caminho, mas as lembranças ficam e sempre voltam para nos fazer sorrir. É exatamente isso que acontece com Gordie e com todos que veem esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)