26 de julho de 2012

O Melhor da Disney: As Obras Completas de Carl Barks (Vol.1) - Crítica / Resenha


Quem já leu uma HQ da Disney deve conhecer os roteiros clássicos que misturam aventuras inusitadas com toques de humor ingênuo e físico de uma forma muito própria. O que poucos sabem, porém, é que este consagrado método de confeccionar narrativas deve e muito ao quadrinista Carl Barks que criou o universo do Pato Donald em quadrinhos como conhecemos hoje.

Nessa bela coletânea de histórias vemos a arte de Barks personificando este espírito que ele concedeu ao Donald com histórias simples e curtas; cheias de elementos nostálgicos e divertidos.

Tudo bem que as narrativas de 10 páginas presentes na edição não são daquelas que marcam o leitor por muito tempo (única "falha"), mas sem qualquer dúvida elas propiciam bons minutos de um feliz saudosismo para os fãs antigos do personagem; estes podem reencontrar o Donald das HQs simplesmente na melhor de sua forma.

Na coletânea estão presentes os sobrinhos, o Tio Patinhas (em sua forma mais muquirana), o Professor Pardal e todo aquele jeito de criar tramas com vários e deliciosos desenvolvimentos divertidos e inusitados (por vezes completamente absurdos) que, se não provocam risos, sempre causam aquele satisfatório e contente sorrisinho de canto de boca.

Já no que se refere aos desenhos nada pode ser dito de negativo; é simplesmente o Donald dos quadrinhos em sua representação mais fidedigna com aquelas paisagens que conquistam pelas cores vibrantes e pelo detalhamento, apesar da simplicidade do traço.

Cabe ainda um elogio especial à edição cuidadosa e bela da Abril com textos introdutórios interessantes que nos ajudam a conhecer melhor o processo criativo de Barks em detalhes raramente mencionados sobre o genial autor.

Nem preciso dizer que recomendo bastante As Obras Completas de Carl Barks Vol.1, provavelmente os únicos que podem não gostar são aqueles que antipatizam com os próprios personagens do universo Disney nas HQs.



4 de 5 (Muito Bom)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)