22 de junho de 2012

Por que Ler Machado de Assis? Dou 5 Razões.

o bom e velho "Machadão"

Quando se está acostumado a ler clássicos é difícil entender a pergunta que dá título a este post. Afinal estamos falando de um dos melhores (o melhor na minha opinião) escritor brasileiro de todos os tempos; dono de livros dotados de uma inteligência divertida cheia de críticas sociais extremamente pertinentes. 

Entretanto estão aí nossas escolas, cheias de problemas e deficiências que ao invés de ajudar acabam prejudicando a aquisição de conhecimento. A criança cresce aprendendo que decorar é a melhor alternativa para se sair bem e com isso torna-se hábito aplicar um solução pré-concebida ao invés de refletir sobre o significado mais profundo das coisas.

O resultado vemos em nossa sociedade com muitos analfabetos funcionais que não seriam tão ruins se ao menos possuíssem consciência crítica, mas é difícil adquirir uma postura como essa quando se aprende desde cedo que tudo se resolve replicando sem questionar a opinião de alguém supostamente superior a você (quem escreveu o livro, o professor...)
.
Neste contexto é óbvio que um Machado de Assis tem campo infértil para ser semeado. Sua literatura pode não ser intrincada e obscura, mas sem qualquer dúvida é exigente para que se constate os elementos geniais ali presentes como a ironia fina, as alegorias sociais...

Portanto, mesmo que fosse disponibilizada uma literatura específica para atrair o público jovem como os romances mais simples, ainda assim haverá muita dificuldade de criar leitores de um Machado se a educação consciente não vier junto.

Bom, mas se você leu tudo isso até agora e não vê a menor graça em ler o escritor carioca vou apontar aqui alguns motivos (dentre muitos) para dar uma chance a ele. Óbvio que tudo parte de um certo esforço inicial pois é algo que provavelmente você não está acostumado, mas acredite, vale a pena!


1° Machado Forma Leitores Melhores


Esta é uma das razões que eu menos gosto de ressaltar, mas é muito verdadeira. Ler Machado pede um esforço de concentração significativo para pegar os detalhes implícitos que ele sugere em suas descrições. 

Quando você consegue entender bem estes elementos, um processo gradativo, sua habilidade de interpretar textos irá melhorar bastante favorecendo leituras mais ricas e até em concursos, onde grande parte das questões podem ser resolvidas lendo atentamente a pergunta.

Finalmente, quando você entende bem Machado, a leitura de escritores mais básicos fica mais fácil e veloz. Quando você pegar um Dan Brown ou um Paulo Coelho (se ainda quiser) não terá qualquer problema na interpretação destes livros, ou seja, você ganha mais tempo e pode ler ainda mais.


2° Machado é Engraçado



Uma das melhores formas de apontarmos os defeitos das outras pessoas é através do humor. Machado é um humorista, sobretudo na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas onde comentários irônicos comandam a narrativa.

Evidentemente que não é um humor Zorra Total (ainda bem), pois mais uma vez exige do leitor. Mas justamente por isso ganha um sabor maior por ser uma "comédia" nventiva que ganha pelo inesperado e pela inteligência.


3° Machado é do.... Brasiiiiiiiiilllllll!


Não, eu não vou usar o nacionalismo como argumento. Entretanto é fato que uma obra por melhor que seja traduzida sempre perde algo em relação a original já que não foi concebida daquela forma.

No caso de Machado, ele não só escreveu o português como escreveu por e para o português. O que eu quero dizer com isso? Simples, o escritor foi um amante do idioma e existem vários detalhes na obra que estão centrados justamente no uso dele; tanto no aspecto sonoro como no significativo.

E fazendo uma ponte com a primeira razão, aprender língua portuguesa com Machado de Assis dispensa comentários.


4° Machado de Assis Faz de Você Um Ser Humano Melhor...


Tudo bem, esse motivo soa a autoajuda. Mas o nosso amigo Machado se consagrou na literatura realista, ou seja, descrevendo a sociedade sem recorrer a idealizações e tratando o ser humano em suas várias virtudes e diversos defeitos.

Lendo os livros do escritor, não serão poucas às vezes que nos identificaremos com os personagens mesmo nos aspectos negativos. Assim entendemos, por exemplo, que são comuns algumas atitudes que escondemos da sociedade e por vezes de nós mesmos.

Em suma, vemos nos livros de Machado um espelho da humanidade que fomenta uma compreensão melhor do que nos cerca, despida de toda mediocridade que povoa nossa dia-a-dia. Assim, temos a possibilidade de nos tornarmos pessoas melhores e críticos da situação vigente que nos cerca; ao invés de achar que o jornal da noite é o veículo imparcial da verdade.


5° Machado é de Graça!



Não podemos esquecer também que ler Machado é uma atividade que não dói no bolso. Como o autor faleceu há mais de 70 anos não há direitos autorais de suas obras que podem ser baixadas gratuitamente sem incomodar ninguém, aqui no Leia Literatura inclusive.

E mesmo se você quiser pagar por uma versão impressa, poderá gastar menos de 15 reais recorrendo a uma edição econômica.


Basicamente é isto por hoje, quem quiser apontar mais um dos motivos para ler Machado fique à vontade nos comentários, porque qualquer esforço é sempre bem-vindo para que um novo leitor conheça esse "grande cara"!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)