24 de junho de 2012

Como se Lê Ouvindo Música? - (Coluna) Ler é Compreender

atriz da Globo lendo e escutando música (assim qualquer um consegue)

Não é raro vermos pessoas que conseguem fazer múltiplas tarefas simultaneamente; minha irmã por exemplo tinha a notável capacidade de conseguir estudar (com ótimo resultados) enquanto escutava músicas em volume significativamente alto. 

Eu, infelizmente ou não, nunca consegui aliar grandes tarefas com o hábito da leitura. Evidente que consigo comer enquanto leio por exemplo, mas atividades mais exigentes como ouvir músicas sempre prejudicam sensivelmente minha compreensão do que está escrito; excetuando-se claro, algumas obras mais simples que não requerem tanta atenção para serem compreendidas.

Por muito tempo eu fiquei pensando se as pessoas que realizavam as duas tarefas simultaneamente tinha algum prejuízo no final das contas. Alguns daqueles vários estudos científicos sobre tudo e nada publicados pela revista Super Interessante afirmavam que sim; quem faz duas coisas simultaneamente não faz bem nenhuma delas.

Entretanto, hoje eu percebo que a questão principal não é se a pessoa lê ou não melhor quando ouve música, ou faz qualquer outro tipo de atividade. A problemática reside na noção implícita de otimização de tempo.

Se você lê e ouve música ao mesmo tempo porque gosta disso está ótimo; da mesma forma que não há nada de errado em dedicar um tempo exclusivo a uma atividade que se aprecia como a leitura. Agora se você pensa em fazer as duas simultaneamente para concluí-las mais depressa, aí sim é complicado pois provavelmente você não fará nada direito.

Por fim é sempre bom deixar claro que apesar de não ter nada contra quem lê ouvindo música sei muito bem que estas pessoas não entendem quase nada do que escutam; basicamente é a capacidade de ler com um barulho mais alto e prazeroso do que aqueles que já nos acompanham no dia-a-dia. Habilidade essa digna de inveja em um mundo tão pouco silencioso como o nosso.




Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)