25 de junho de 2012

25 de Junho - Aniversário do Escritor George Orwell

Em 25 de junho de 1903 nascia o escritor inglês Eric Arthur Blair; mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell e por ter assinado o clássico de ficção-científica 1984.


O autor teve diversas obras publicadas entre artigos, romances ficcionais e títulos inspirados em experiências pessoais. 

A maioria dos trabalhos tem relação estreita com discussões sociais devido ao forte engajamento de Orwell que usou diversas experiências vivenciadas como inspiração para a temática dos seus livros.

A obra mais conhecida do autor é 1984 (publicado em 1949) que retratava um futuro distópico onde toda a sociedade é vigiada pela figura onipresente, ditatorial e repressiva do Big Brother (Grande Irmão). Através dessa trama, o escritor desenvolve uma história que pensa, por exemplo, as estruturas de poder político e o prejuízo proveniente da ausência de liberdade.

Outro livro muito conhecido de Orwell é A Revolução dos Bichos onde utiliza animais como alegoria para tecer forte crítica ao modelo de sociedade utópica proposto pela União Soviética. 

Ambos os títulos são muito elogiados pela crítica, figurando em diversas listas de melhores do século XX e da humanidade de maneira geral.

Orwell faleceu em 1950 com apenas 46 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)