22 de junho de 2012

22 de Junho - Aniversário de Henry Rider Haggard e Dan Brown

Este 22 de junho é aniversário de dois autores famosos e bons de venda, mas que viveram em épocas distintas; o britânico Henry Rider Haggard e o estadunidense Dan Brown.


Haggard nasceu em 1856 e escreveu número considerável de livros. Mas sem qualquer dúvida seu maior sucesso é As Minas do Rei Salomão que vendeu muito à época e até hoje está no imaginário popular mesmo entre aqueles não são muito chegados à literatura.

Na obra que se destaca por ser divertida e despretensiosa, o aventureiro Allan Quatermain  (presente em outras obras do autor) busca o tesouro do lendário rei bíblico junto com pequeno grupo de pessoas. O resultado da expedição não vou revelar, mas é fácil de ser achado na internet.

O escritor faleceu em 1925.


Brown nasceu em 1964 sendo um dos escritores mais bem-sucedidos da atualidade com seus thrillers cheios de ganchos para manter o leitor preso através do suspense. Um paralelo entre ele é Haggard pode ser feito no caráter despretensioso das obras de ambos que se destacam justamente por serem entretenimento sem maiores discussões implícitas ou preocupações estilísticas.

O maior sucesso de Brown, até hoje, é O Código da Vinci justamente por polemizar ao criar uma trama fictícia onde a Igreja Católica escondia uma intrincada conspiração. Neste título foi consagrado ao grande público o simbologista de Havard Robert Langdon; seu personagem mais famoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)