21 de junho de 2012

21 de Junho - Aniversário de Machado de Assis

Nascia há 163 anos Joaquim Maria Machados de Assis; para muitos (incluindo eu) o maior escritor do Brasil em toda a história.


Machado era mulato de infância difícil e humilde, mas sempre enfrentou os problemas conquistando amigos e se interessando pela literatura. Por meio disso, não demorou a conseguir emprego quando jovem na imprensa, onde começou a escrever seus primeiros textos; poesias.

No campo dos romances Machado começou sendo romântico onde mostrou que sabia escrever, mas ainda não fez ver sua genialidade. Isto aconteceu quando enveredou pelo realismo cujo marco foi o brilhante Memórias Póstumas de Brás Cubas; primeiro volume do que hoje se conhece como trilogia realista com Dom Casmurro e Quincas Borba.

Machado, que foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, também mostrou grande habilidade como contista. Muitos críticos chegam a considerar que o escritor alcança o ápice de sua literatura justamente nas narrativas curtas.

Enfim, não vou falar muito do escritor porque isto poderia levar anos. Só reitero que leiam Machado pois não vão se arrepender; ele é excelente e nem precisa pagar já que ele faleceu há mais de 70 anos em 1908. Clique aqui e veja alguns dos nossos vários posts sobre o autor incluindo muitos livros para baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)