12 de junho de 2012

12 de Junho - Aniversário da Escritora Anne Frank

Nascia em 12 de junho de 1929 a escritora alemã Anne Frank; até hoje célebre pelo seu comovente relato pessoal como sobrevivente do Nazismo. 


Pertencente a um família de judeus com costumes mais liberais, Anne sempre se destacou pela sua habilidade precoce na escrita. Enquanto vivia na Holanda ela recebeu de presente do pai o diário que utilizaria para narrar sua vida pessoal.

Com a perseguição dos nazistas aos judeus na Holanda (onde viviam) seu pai resolveu levar toda família a um esconderijo. Lá eles permanecerem mais de 2 anos: de 1942 a 1944. 

Anne escreveu neste período a parte que ficaria mais famosa do seu diário relatando eventos gerais e pessoais da vida como fugitiva do regime totalitário de Hitler. Mas a grande vantagem de sua obra foi a sinceridade das narrações em sua personalidade infantil forte aliada a uma grande habilidade como escritora.

Infelizmente a vida de Anne terminou de forma trágica. Uma pessoa até hoje desconhecida delatou o esconderijo da família Frank fazendo com que a Polícia de Segurança Alemã invadisse o lugar.

Anne Frank acabou morrendo em 1945 junto com sua irmã Margot em campo de concentração. O seu pai, Otto Frank, foi o único que acabou sobrevivendo sendo um dos principais responsáveis pela publicação do diário que havia sido resgatado do esconderijo por amigos da família.

Neste aniversário faço questão de dizer mais uma vez que O Diário de Anne Frank é uma obra que tem de ser lida, acreditem, não se decepcionarão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)