21 de maio de 2012

22 de Maio: Aniversário de Arthur Conan Doyle

Nascia neste 22 de maio, só que de 1859, o escritor inglês Arthur Conan Doyle; famoso sobretudo por ser o criador do personagem Sherlock Holmes que para muitos é o maior detetive da história da ficção mundial. 



Doyle era médico e nos intervalos entre as consultas aproveitava para escrever suas histórias, foi assim que surgiu o romance Um Estudo em Vermelho. O livro de 1887 foi responsável por introduzir Holmes e seu sempre fiel assistente Dr. Watson; dupla que de longe seria o maior sucesso do autor com diversos contos e outros títulos como O Cão dos Baskervilles.

Excetuando-se as obras do detetive, são poucos os livros de Doyle que tiveram fama considerável. Um deles foi O Mundo Perdido que trazia o Professor Challenger como  protagonista, personagem que também esteve em vários livros do escritor mas que nunca chegou a se comparar ao investigador em termos de renome.

A força de Holmes era tão grande que Doyle tentou matar o personagem alegando que ele privava sua mente de ideias melhores. A pressão dos leitores, porém, fez com que ele desse uma de roteirista de super-herói ressuscitando o seu detetive com a justificativa de que ele havia fingido a própria morte como forma de fugir de seus inimigos. Só quem faleceu mesmo no episódio foi o seu arquirrival Professor Moriarty.

Por sua vez, Doyle morreu em 1930, vítima de ataque cardíaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)