6 de maio de 2012

06 de Maio - Aniversário do Escritor Brasileiro Malba Tahan

Neste dia 06 de maio, só que de 1895, nascia o escritor carioca Júlio Cesar de Melo e Sousa; quase completamente desconhecido com este nome ele se tornou célebre com o pseudônimo (ou heterônimo neste caso) Malba Tahan.


Matemático, Júlio sabia como poucos fazer de seu objeto de estudo uma fonte interessante para histórias divertidas e educacionais. Proposta esta que foi executada na sua obra mais conhecida; o romance O Homem que Calculava.

Neste livro assinado por Tahan temos a história do matemático persa Beremiz em vida cheia de contos e histórias que sempre ressaltam seu brilhantismo. De fácil compreensão, o título é até hoje um dos mais indicados na divulgação da matemática para o público infanto-juvenil. Leia nossa crítica do livro clicando aqui.

Mas sob seu heterônimo foram vários os livros publicados sempre misturando problemas matemáticos e ludicidade. Nenhum, porém, alcançou o sucesso de O Homem que Calculava.

Júlio faleceu em 1974 na cidade do Recife vítima de ataque cardíaco, já Tahan teria morrido  de forma mais heroica; em batalha no ano de 1921 defendendo minoria local, segundo biografia do heterônimo criada pelo próprio escritor.

Como forma de homenagear o Júlio/Tahan, 06 de maio se tornou o dia nacional da matemática e do matemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)