26 de abril de 2012

"Os Vingadores" Estreia Nos Cinemas; Conheça Um Pouco da História do Grupo

Estreia neste final de semana (27/04) o tão aguardado filme Os Vingadores que reúne várias franquias de sucesso da Marvel em uma única produção; e as críticas da imprensa cinematográfica tem sido em geral bem positivas.


Mas são muitos aqueles que conhecem esses heróis apenas pela tela grande e não sabem de sua origem nos quadrinhos em 1963. 

Tudo começou em 1960 quando a DC Comics renovou sua equipe de heróis de 20 anos antes conhecida como Sociedade da Justiça; assim surgiu a Liga da Justiça - na HQ The Brave and Bold #28 - que logo se tornou um dos títulos mais vendidos do mercado.

A Marvel então percebeu que essa história de juntar heróis era algo que o público gostava de ver, por isso não demorou a convocar sua maior dupla criativa - Stan Lee e Jack Kirby - para conceber um super-grupo para a editora e assim nasceram Os Vingadores já em título próprio no ano de 1963.

capa de The Avengers #01
Nessa primeira edição a equipe era formada por Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga,  Vespa, Hulk e o adolescente amigo do gigante esmeralda Rick Jones. Juntos eles lutaram contra Loki (tal qual é no filme) e resolveram se tornar um grupo para "enfrentar ameaças que nenhum herói poderia vencer sozinho". 

Algumas edições depois se integraria à equipe o Capitão América; retornando depois de anos pois suas histórias haviam sido suspensas com o final da Segunda Guerra Mundial. A "desculpa" é que ele havia ficado congelado desde o fim do conflito.

Na edição 16, porém, acontece o inesperado quando numa decisão ousada a Marvel afasta todos os Vingadores originais só deixando o Capitão América que se torna o líder de uma nova formação. Esta contava com Mercúrio (o velocista),  Feiticeira Escarlate (a maga) e o Gavião Arqueiro (presente no filme). Todos esses personagens tornaram-se membros clássicos do grupo.

capa de The New Avengers #01
Ao longo dos anos a equipe em seu intenso caráter rotativo teve a presença de vários outros heróis como Visão, Justiça, Magnum, Viúva Negra...  Mas curiosamente o grupo nunca deslanchou em vendas sendo um título sempre superado pelos carros-chefe da Marvel como Homem-Aranha, Hulk e X-Men.

Até que em 2005 Brian Michael Bendis capitaneou a mudança mais significativa da história do grupo criando Os Novos Vingadores. Depois de ter matado e/ou afastado vários heróis nos anos anteriores ele recria a equipe. Dos originais permanecem apenas Capitão América e Homem de Ferro, completam o grupo os novatos Mulher-Aranha, Homem-Aranha, Luke Cage, Demolidor e Sentinela

Posteriormente o Demolidor acha por bem sair e no lugar dele entra Wolverine. Desta maneira o grupo passar a ter em suas trincheiras os grandes campeões de venda da editora e a equipe alcança definitivamente o sucesso.

Atualmente as HQs ligadas ao grupo são as mais vendidas da Marvel superando até mesmo o até então imbatível Homem-Aranha.

Capa da edição nacional de Os Supremos
pela Panini
Agora no que se refere ao filme é importante mencionar a HQ The Ultimates (Os Supremos)  de 2002 que foi provavelmente a maior inspiradora da produção cinematográfica. A série mostrava os heróis num universo alternativo e nele temos vários elementos visíveis na telona comp o Nick Fury negro parecido com Samuel L. Jackson, as novas versões "descoladas" de Gavião Arqueiro e Viúva Negra, a importância da S.H.I.E.L.D. e por aí vai...

Claro que essa é uma versão muito resumida a respeito de um grupo com quase 50 anos de história. Para uma ideia geral mais completa recomendo bastante a leitura da edição número 7 da revista Mundo dos Super-Heróis que realmente faz um dossiê básico muito bom das principais fases e histórias do grupo.


Um ótimo filme a todos que forem assistir. Abaixo seguem alguns links dos nossos posts aqui no site sobre Os Vingadores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)