2 de abril de 2012

Raphaela Mello - Entrevista


O cenário nacional tem crescido cada vez mais dando oportunidade a diversos novos autores  brasileiros talentosos. Um deles é Raphaela Melo que escreveu o romance fantástico Segredos de Um Vampiro: Revelações publicado  pela Editora Dracaena.

Na entrevista abaixo a escritora gentilmente respondeu às nossas perguntas sobre sua obra e acerca da literatura enquanto arte.

Leia Literatura: Sempre é importante começar perguntando o que a inspirou e motivou para escrever "Segredos de Um Vampiro - Revelações"?

Raphaela Mello: Sempre fui apaixonada pelo tema e uma noite, ao me deitar, vieram à mente a história e os personagens, então comecei a escrever. Já tinha outros dois livros escritos, porém optei por publicar esse primeiro, pois fiquei muito empolgada com a história.


O seu livro é mais um falando sobre vampiros em um universo literário recheado deles. Como você lida com as comparações?

Comparações sempre existirão em qualquer área de nossas vidas e em qualquer tipo de trabalho, isso é inevitável. Procuro ver as críticas boas para me aprimorar. 


Você é uma escritora de literatura fantástica. Qual o papel que você acredita ser deste gênero pré-conceitualizado por muitos que o menosprezam ao caracterizá-lo como irreal?

Em toda história irreal sempre há o real. Por exemplo, gostei muito do filme Avatar. É uma situação completamente irreal, mas se você analisá-la, o que aborda o filme? Seres humanos que invadem um planeta para "roubar" suas riquezas. Isso acontece até hoje em nosso mundo, então não é tão irreal assim. 


Como foi seu processo ao criar uma história como "Segredos de Um Vampiro"? Escrever para você exige grande esforço ou é um hobby?

Não diria que é um hobby, é prazeroso e também exige esforço, pois ficar horas digitando é cansativo. As ideias fluem com facilidade e nem sempre consigo digitar com a mesma velocidade com que elas surgem em minha mente. 


O universo de livros brasileiros tem crescido muito com autores novos como você, mas são poucos os que efetivamente conseguem ser lançados. O que você aconselharia a pessoas que desejam publicar seu primeiro título?

Fazer uma boa revisão do material, procurar cursos, um técnico literário que possa ajudar, pois escrever um livro exige mais que um português correto. Há também a linguagem, palavras certas a serem utilizadas e a quantidade de vezes que elas aparecem no texto. 


Pelo seu site soube que além da continuação de "Segredos de Um Vampiro" você trabalha em outras obras. Seria possível falar um pouco sobre elas para os nossos leitores?

Sim. São dois livros (1º e 2º volumes), a história é sobre uma garota que atravessa um portal para outro mundo, vive grandes aventuras e se apaixona. 

O que você acredita ser literatura de qualidade?

Para mim, literatura de qualidade é aquele que acrescenta alguma coisa. Quando leio e aprendo com o livro, seja uma nova forma de linguagem, gramática, experiência de vida... 


Nossa pergunta temática: Por que ler literatura?

Em primeiro lugar, ler é um exercício para o cérebro. Quando lemos deixamos de pensar muitas vezes em coisas negativas que atrapalham nosso crescimento. A leitura aumenta o conhecimento e a criatividade.


Muito obrigado por aceitar nosso convite Raphaela. Para concluir defina sua obra de uma forma pessoal para que os leitores conheçam-na de uma maneira mais subjetiva que na sinopse.

Embora seja uma ficção, muitas situações são reais e nos deparamos com elas durante nossa vida. Segredos que guardamos, que nossos amigos, parceiros, família guardam e que acabam sendo revelados e temos que fazer escolhas, perdoar, não perdoar...

Conheça mais sobre Rapahela Mello e sua obra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)