10 de abril de 2012

Jogos Vorazes É Um dos Livros Mais Criticados em Escolas dos EUA

O sucesso da franquia Jogos Vorazes é incontestável, mas muitas escolas dos EUA não veem este fato com bons olhos.


A série de Suzanne Collins se inclui na lista "challenge" da Associação Americana de Bibliotecas, o que significa que recebeu grande número de reclamações dos colégios e bibliotecas em todo país graças ao seu conteúdo que seria inadequado.

Entre os fatores citados como negativos para os mais jovens estão "linguagem ofensiva", "violência", "satanismo",  "sexualidade explícita"; entre vários outros. Além disso toda trilogia é acusada por algumas instituições de promover valores "anti-étnicos" e "anti-familiares".

O resultado destas reclamações é que os livros não mais ficam disponíveis, em virtude do conteúdo supostamente impróprio, em algumas escolas.

Mundialmente a saga já vendeu quase 40 milhões de exemplares.

4 comentários:

  1. Comprei o livro como havia andiantado na minha crítica sobre o filme, isso foi no sábado dia 07/04, hoje é quarta dia 11/04 é só não terminei de ler ainda porque quando gosto demais de um livro tento fazer com que a leitura "renda" mais e o que posso afirmar é que não há nada de "ofensivo" e nem inadequado em relação à educação de crianças e jovens, muito pelo contrário ele pode despertar sim o senso crítico dos menos alienad@s pelo sistema e como citei no caso do livro que também se tornou filme Fahrenheit 451 isso não é bem visto e nem desejado por quem detém o poder, no meu ponto de vista esse é o real motivo de tanto temor quanto a essa trilogia...

    ResponderExcluir
  2. Opa, bom saber Elisangela. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Mas também acho que outro motivo a ser considerado tem relação com o possível aumento (ainda mais) das vendas dos livros justamente por terem sido relegados à categoria de "proibidos"... hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. hehe Quanto a isso não tenha dúvida, Está aí O Código da Vinci que não te deixa mentir.

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)