14 de abril de 2012

14 de Abril: Aniversário de Aluísio Azevedo

Neste sábado (14/04) é aniversário do grande escritor maranhense Aluísio Azevedo, nascido em 1857 e conhecido sobretudo como o maior nome e inaugurador -  com o romance O Mulato (1881) - da literatura naturalista brasileira.


O Naturalismo é conhecido por seu tratamento mais realista da realidade, entretanto difere do gênero de Machado pois chegava a equiparar seres humanos a outros animais em sua personalidade e modo de agir. Um excelente exemplo disso é a excelente obra O Cortiço (1890) do próprio Azevedo.

Do autor, ainda é muito lembrado o livro Casa de Pensão (1884); mas além dos já citados são vários os romances escritos por ele. Os temas, porém, diferenciam bastante com títulos agressivos e mordazes contra questões sociais como a escravidão, se contrapondo a outros com uma toada mais melodramática que os críticos julgam terem sido feitos com intenção comercial.

Além de escritor Aluísio Azevedo também foi desenhista chegando a se formar na Academia Imperial de Belas-Artes, o que possibilitou sua subsistência como cartunista até finalmente se tornar um autor profissional.

Por fim, como diplomata, deixa de escrever e trabalha em vários países até falecer na Argentina em 1913.

Clique nos links abaixo e baixe alguns dos livros do autor aqui no Leia Literatura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)