25 de março de 2012

Personagem Spawn de Todd McFarlane Completa 20 Anos em 2012

Em maio o conhecido personagem de HQs Spawn completa 20 anos. Criado em 1992 pelo quadrinista Todd McFarlane, ele é provavelmente o mais conhecido super-herói da editora Image Comics.

capa da edição número de Spawn
Al Simmons (sua identidade) era um soldado estadunidense que respeitava ordens cegamente e por esta e outras capacidades era enviado para cumprir missões das mais variadas quase sempre envolvendo execuções. Em determinado momento, porém, ele começa a questionar seus superiores acerca das motivações dos assassinatos e como prêmio por essa ousadia acaba sendo morto.

Spawn fez diversos crossovers. O mais
famoso certamente foi com o Batman
visto acima em capa da edição da Abril.
Isso poderia ser o fim, mas é claro que não foi o caso. Simmons acabou no inferno mas lá fecha acordo com um demônio (quem tem boca não só vai à Roma) e volta para o mundo dos vivos. Entretanto, uma das condições para seu retorno é que ele se torne um Spawn; espécie de soldado demoníaco deformado em suas feições e completamente perturbado devido a sua condição de dividir o corpo com forças malignas.

Assim, mesmo que justiceiro, o personagem se enquadra mas no gênero dos anti-heróis. Até mesmo porque seu universo é bastante sombrio e controverso, cheio de criaturas fantásticas que não se caracterizam por uma dualidade clara entre bem e mal.

Em termos de poderes a lista é longa tendo quase todos os básicos como voo, superforça, supervelocidade, capacidade de emitir rajadas de energia, entre vários outros...

No que se refere ao tema, as histórias não tem grande profundidade narrativa se destacando pelo combate, violência e outras qualidades centradas mais no traço que no roteiro. Até porque o criador de Spawn, apesar de consagrado na arte que desempenha, nunca foi lá muito bom em criar argumentos.

Por muito tempo o personagem foi o grande carro-chefe da editora Image Comics como um todo sendo o título mais vendido da empresa. Contudo isso mudou com o sucesso de The Walking Dead.

cartaz do tosco filme de 1997 conhecido como
"Spawn  - O Soldado do Inferno"
Em 1997 Spawn foi adaptado para o cinema em um filme horroroso que desagradou tanto aos fãs como àqueles que desconheciam o personagem, pois era realmente péssimo.

Atualmente nos EUA quem escreve a HQ é o próprio Todd McFarlane mas os desenhos estão por conta de Szymon Kudranski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)