29 de março de 2012

Ler é Apenas 7ª Atividade Preferida do Brasileiro; Ver TV Fica em 1º

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil organizada pelo Instituto Pró-Livro constatou que ler não é nem de longe a atividade preferida do brasileiro em seu tempo de lazer, como todos nós já imaginávamos. Quem venceu foi assistir televisão (ainda que TV no Brasil seja aquilo que nós sabemos).


O mais incômodo é que o número de pessoas que diz ler no tempo livre caiu de 36% em 2007 para 28% em 2011. Assim a atividade foi apenas a sétima em preferência nacional mesmo incluindo os mais diferentes tipos de leitura como a informativa de jornais e revistas.

75% dos entrevistados ainda disseram que leem por prazer contra os 25 que tem o hábito por obrigação. Além disso, 49% acreditam ler mais que no passado contra 28% que leem menos e 20 que teriam se se mantido mais ou menos estáveis.

Quando perguntadas sobre a importância da leitura para a própria vida, a resposta predominante de 64% das pessoas foi "fonte de conhecimento para a vida" seguidas de outras finalidades mais práticas como "fonte de conhecimento para atualização profissional" para 41% e "fonte de conhecimento para a escola" respondido por 35%.

Se os números de forma geral não foram muito positivos, pelo menos apenas 6% das pessoas consideram a leitura uma atividade cansativa e 5% entediante. Infelizmente televisão continua exigindo bem menos de seus admiradores atraindo assim que não quer ter esforço.

Com Informações de Terra e Instituo Pró-Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)