13 de janeiro de 2012

Paulo Coelho e Mário Sabino Discutem e Se Criticam Na Internet


Nos últimos dias, o famoso escritor Paulo Coelho escreveu a seguinte mensagem em sua conta no twitter: "Raramente uso o Twitter para criticar, mas o novo livro do Mario Sabino, que a Veja adorou, é simplesmente insuportável". O escritor de Onze Minutos se referia a O Vício do Amor; mais recente obra do jornalista que não por acaso é ex-redator da Veja.

Sabino, porém, não levou a crítica na esportiva ,se é que alguém faz isso mesmo, e não economizou ao publicar um post inteiro dedicado a trazer à tona os supostos motivos que estariam por trás do comentário negativo.

O jornalista alegou que isto seria uma vingança de Paulo Coelho por ele ter dito que um livro do "mago" era "muito ruim". O curioso é que esta crítica aconteceu em 1990, ou seja, há mais de 20 anos, e  a vingança só teria ocorrido agora em virtude de sua saída da maior revista brasileira. Se isso for verdade é um dos maiores exemplos já vistos de levar aquele dito popular famoso - "a vingança é um prato que se come frio" - até as últimas consequências. 

Mas o confronto de palavras (isso ficou brega, eu sei) não parou por aí. Sabino mostrou e-mail onde Coelho elogiava seu livro de contos A Boca da Verdade afirmando ser literatura de qualidade; o que comprovaria que suas opiniões negativas atuais eram apenas fruto de revanche.

O escritor de Brida usou do direito de réplica nos comentários do post (sério, mesmo) explicando que sua afirmação de "insuportável" se referia ao livro e não a quem o escreveu. O jornalista, por sua vez, usou também sua tréplica, mas deixou a coisa um pouco agressiva em excesso, além de apelar para argumentos que nada comprovam como "fulano disse que era bom".

No fim das contas eu, por exemplo, não gosto da literatura de Paulo Coelho e também não sou fã do jornalismo da Veja, mas o "escritor-feiticeiro" pareceu mais senhor da razão desta vez. Para saber mais e tirar sua própria conclusão leia o post original completo no blog de Mário Sabino clicando aqui (atenção para a discussão que se prolonga nos comentários).

Mais sobre Paulo Coelho:

"Onze Minutos" de Paulo Coelho Se Tornará Peça de Teatro

Com informações de Diário Digital e Folha de São Paulo

Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)