7 de janeiro de 2012

Manuscrito Inédito de Clarice Lispector é Divulgado



O blog Questões Literárias do editor Pedro Corrêa do Lago divulgou na última terça-feira (03/01) um manuscrito inédito da escritora Clarice Lispector. O trecho em questão se refere à personagem Macabéa mas não chegou a compor a versão publicada do livro A Hora da Estrela.

No manuscrito reproduzido abaixo pode ser identificada a seguinte frase que, não de forma surpreendente, é muito boa: Macabéa não sabia como se defender da vida numa grande cidade. Ela que tinha um sonho impossível: o de um dia possuir uma árvore. Que árvore, que nada: não havia nem grama sob os seus pés.



 

Acima pode ser vista uma nota explicativa - Macabéa quando vem para o Rio - com outra caligrafia, provavelmente pertencente a enfermeira e secretária da escritora que organizava os diferentes textos que a patroa espalhava em vários papéis.

O livro A Hora da Estrela foi escrito no período após o incêndio que quase custou a mão de Clarice, acidente esse provocado por ela própria ao dormir com cigarro aceso. A autora conseguiu sobreviver e não precisou amputar a mão (como chegou a ser cogitado à época) mas sua caligrafia ficou bem menos legível.

Ainda hoje esta narrativa que retrata com ares de realismo e crueza a vida da sofredora mais apática e irritante que a literatura já conheceu, é considerada por muitos como a obra-prima da escritora.

Mais sobre Clarice Lispector:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)