28 de janeiro de 2012

DC + Aventura 5 - Crítica / Resenha

Panini Comics - Dezembro de 2011
Como eu já cheguei a afirmar antes em uma das críticas, comprar as edições de DC + Aventura é um hábito que tenho independente do conteúdo da revista. Só a iniciativa de vender uma HQ a 2 reais para mim já é razão suficiente para adquiri-la todas as vezes que encontro na única e minúscula banca de revista aqui da minha cidade.

Em razão disso, decepções são naturais e foi justamente o que ocorreu ao ler esta edição de número 5 do quadrinho. A história apresentada é uma homenagem ao antigo seriado do Batman da década de 60; tosco como poucos o programa apresentava o sombrio herói de uma forma escrachada e divertida, o que era visto também em quadrinhos da chamada Era de Prata.

O problema é que fora alguns vídeos do youtube eu nunca acompanhei esta série, já ouvi e li sobre mas nada que me permitisse ter uma visão mais profunda de personagens ou maiores detalhes narrativos e esse desconhecimento provavelmente impediu que eu tivesse alguma simpatia por DC + Aventura 5.

Mesmo para aqueles que, como eu, só conhecem o seriado por alto fica evidente a homenagem prestada. Basta ver os socos e pontapés acompanhados de onomatopeias e balões coloridos. O problema é que fora o aspecto alusivo a história não tem qualquer qualidade de destaque.

Toda a narrativa parece projetada realmente para os fãs do seriado e não sendo um destes não posso falar nada nesse aspecto. Mas, avaliando como a extensa parte do público que só queria ler uma boa história não posso deixar de dizer que a HQ é uma decepção.

A trama é construída de forma confusa e atropelada com elementos clichês sem razão de ser e diálogos pobres de sentido mas que pretendem ser mais inteligentes do que são. Há várias citações de filósofos e escritores que são completamente desnecessárias destoando da superficialidade que caracteriza a história do início ao fim.

O roteiro de Lee Allred feito sobre o argumento do seu irmão Mike é assim uma junção de irrelevâncias e ideias mal construídas que não convencem, nem de longe comovem e que não chegam a propiciar um divertimento já que a história é um tanto arrastada e sem ritmo.

Por fim, temos a arte pobre do já citado Mike Allred que, novamente, pode despertar um interesse ao fãs da série de TV por se inspirar na fisionomia dos atores. Mas, aos olhos de um visão crítica, tem vários problemas de representação anatômica de movimentos, expressões faciais e detalhes de cenário.

Se você é um fã da série até recomendo comprar esta HQ, afinal mesmo não sendo boa o preço baixo pode ser motivo suficiente para relembrar um pouco da ingenuidade dos heróis televisivos na década de 60. Agora, se sua intenção é mesmo ler uma boa história, DC + Aventura 5 pode ser evitado com total tranquilidade permitindo a economia de 2 reais para comprar um pastel de carne, ou se você estiver evitando as frituras alguma fruta... 

Mais DC + Aventura:







1 de 5  (Ruim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)