22 de janeiro de 2012

Carlos Drummond Terá Livro Inédito Publicado em Julho


Durante a FLIP 2012 (Festa Literária Internacional de Paraty) será lançado livro inédito do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, o grande homenageado da edição deste ano do evento. 

O título em questão é 25 Poemas da Triste Alegria, obra escrita durante a juventude do autor. Ele próprio fez questão de ressaltar em comentários datilografados (presentes na versão a ser publicada) a despretensão do livro; "Eram exercícios à moda do tempo, tímidos e mecânicos. Não deram evasão a nenhuma necessidade íntima, não transpuseram nenhuma aventura ou experiência intelectual ou física"

Porém, isso não significa rejeição aos textos, tanto que 13 dos 25 poemas acabaram publicados em jornais da época. Não sendo ruins, os escritos demonstravam apenas a imaturidade do poeta quando jovem, como ele próprio sugeria inclusive.

Trecho do poema Uma Lâmpada Brilha que está no livro:

Ah, o abandono dessa lâmpada! /O abandono desse olho imoto, amarelo,/ brilhando sem desejo,/ sozinho/ no alto do poste fino e lírico!"

25 Poemas da Triste Alegria será lançado pela editora Cosac Naify. A obra foi descoberta pelo acadêmico Antonio Carlos Secchin que diz ter comprado de um amigo de Drummond que  prefere não revelar o nome.

Com informações de O Globo

Mais sobre Drummond:

Dia D em Homenagem ao Aniversário de Carlos Drummond de Andrade
Os Escritores Mais Admirados do Brasil
Companhia das Letras é A Nova Editora de Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)