26 de janeiro de 2012

27 de Janeiro: Aniversário do Escritor Lewis Carroll

foto: wikipédia
Neste dia 27 de janeiro há 180 anos nascia Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carroll. O escritor se tornou célebre graças ao clássico infantil Alice no País das Maravilhas e sua posterior continuação Alice no País dos Espelhos (Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá).

Alice Liddell vestida como mendiga em foto do próprio Carroll
Alice foi uma menina real, amiga do escritor, que serviu de inspiração para Caroll; durante uma viagem ao rio Tâmisa ele criou o esboço do que seria Alice no País das Maravilhas para entretê-la. Só que a garota, à época com 10 anos, gostou tanto da narrativa que insistiu para que ela fosse escrita. Anos depois, em uma versão com muitas adições, a obra foi finalmente publicada.

O destaque de ambos os livros sobre Alice eram seus problemas de teor adulto como enigmas e desafios lógicos, além das críticas sociais e hierárquicas que permeavam a sua narrativa com uma história fantástica realmente pouco usual. Assim, o livro transcendeu o público infantil e se tornou um clássico admirado por adultos e crianças.

A relação próxima de Carroll com as crianças, porém, causa até hoje desconforto e polêmicas sobre uma possível pedofilia do autor considerado excêntrico por muitos e que abertamente tinha a Alice como sua musa mirim. O que se sabe com certeza é que sua relação de proximidade com as crianças era grande e que desenhou e fotografou meninas seminuas com o consentimento de seus pais.

Carroll faleceu em 1898 na Inglaterra tendo escrito outras obras de menor expressão.

Mais sobre Lewis Carroll:



2 comentários:

  1. Gênio da literatura: criativo, inovador, ótima postagem...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mestre mesmo. Obrigado pelo comentário Protestapoeta.

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)