22 de janeiro de 2012

23 de Janeiro - Aniversário de Stendhal e João Ubaldo Ribeiro


Neste dia 23 de janeiro nasceu em 1783 o famoso escritor Henri-Marie Beyle, mais conhecido por Stendhal. O autor que faleceu em 1842 ficou conhecido pelo seu estilo de escrita direto e realista chegando até a ser considerado precursor do realismo.

Não tendo obtido sucesso com a escrita durante a vida, o escritor é dono de "apenas" dois romances completos. O primeiro é O Vermelho e O Negro, cujo subtítulo Crônica do Século XIX deixa claro o caráter crítico-ensaísta que acabou predominando na obra.

Após isso vem A Cartuxa de Parma que também possui teor realista e análises sociais permeadas pelo contexto social da época, só que mais centrado nas ambições hierárquicas da monarquia. 

Curiosamente, Stendhal batizou a Síndrome de Stendhal por possuir e descrever os sintomas desta patologia psicossomática que causa palpitações, confusão mental e até alucinações quando o acometido fica diante de pinturas e certas obras de arte, sobretudo do renascentismo italiano (é sério).



Também neste dia 23 completa 71 anos o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, sendo vencedor de prêmios que vão do brasileiro Jabuti ao Camões em 2008 que se estende a todos os escritores em língua portuguesa.

O autor que hoje integra a Academia Brasileira de Letras tem como alguns seus dos principais livros Viva O Povo Brasileiro e Sargento Getúlio.

Mais sobre ele: "O Cheque Dá Inspiração"; João Ubaldo Ribeiro Foi Destaque Na FLIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)