2 de janeiro de 2012

02 de janeiro: Aniversário do Escritor de Ficção-Científica Isaac Asimov

Foto: blog "Quero Muito"
Nesse dia 2 de janeiro, há 92 anos, nascia na Rússia um dos maiores nomes da literatura de ficção científica em todos os tempos; o escritor Isaac Asimov.

Desde os 19 anos o autor fascinado pelo universo ficcional vendia suas histórias para revistas, mas sem nenhuma dúvida a maior parceria foi com a Analog Science Fact & Fiction. A publicação, juntamente com o seu editor à época - Joseph W. Campbell - comprou as suas primeiras histórias e até hoje (ainda está em circulação) é considerada o berço deste novo gênero literário que fantasiava sobre cenários inspirados na ciência

Asimov se caracterizou pelo estilo de escrita competente, mas o seu forte mesmo não era a narrativa e sim as ideias fascinantes que criava. Foi de sua autoria o surgimento de vários conceitos relacionados, por exemplo, ao mito da racionalidade mecânica. Um de suas criações mais célebres são as chamadas três leis da robótica expostas na coletânea temática de contos Eu, Robô.

Essas regras estariam implantadas nos cérebros positrônicos (como ele chamava o cérebro robótico) como uma espécie de controle para as máquinas. A primeira regra impedia que um robô ferisse um humano, tanto por atos como por falta de ação. A segunda mandava que os robôs sempre obedecessem os homens a menos que isso contrarie a prerrogativa anterior. Por último, eles teriam o direito de assegurar a própria existência caso isso, novamente, não fosse de encontro as leis anteriores.

Curiosamente, o que move Asimov em todo Eu, Robô é brincar com as possíveis brechas das próprias leis que inventou.

Porém, o título considerado como a obra-prima dentre seus vários escritos foi a série Fundação que conta a história de um futuro fantástico onde o universo é formado por um grande império. A  história tem todo um detalhamento complexo (não é à toa que é seu maior livro) que não vem ao caso expor (pois demoraria bastante).

Asimov faleceu aos 72 anos nos EUA.

Leia mais sobre Isaac Asimov:


Com informações de Wikipédia

Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)