29 de março de 2011

Noites Brancas (Dostoiévski) - Crítica


Quem conhece o russo Dostoiévski a algum tempo sabe que o autor é conhecido por tratar a dimensão trágica e melancólica da humanidade com raríssima capacidade. As personagens apresentadas enfrentam os mais diversos problemas típicos de misantropos, odiadores da sociedade ou simplesmente de indivíduos excluídos dela. 

Noites Brancas, que devido a curta extensão não parece um livro e sim uma história dividida em períodos do dia (em geral noites) tem grande parte das qualidades que consagraram o escritor russo; descrições precisas e  uma notável capacidade de captar a alma de um ser humano; o drama na obra é personificado na figura a do protagonista que, como era de se esperar, tem sérios problemas de sociabilidade.

27 de março de 2011

Os Livros mais vendidos da Semana [30/03/11] -Comentário

(revista Veja)


Novidades nesta semana apenas 2 livros entre os 5 primeiros que eu comento por aqui, para os livros que já apareceram e que portanto não serão abordados acesse os posts anteriores desta, por assim dizer, coluna clicando aqui.

26 de março de 2011

A Metamorfose (Franz Kafka) - Crítica

Falar e elogiar Kafka é lugar comum, não por acaso, afinal estamos falando de um mestre incontestável da literatura que é lido e reverenciado por mais e mais gerações que jamais esquecem a genialidade das obras do autor.

Metamorfose talvez seja o seu escrito mais afamado, primeiramente devido a temática absurda que atrai leitores desavisados em relação a obra, por outro a extensão que é bem reduzida, em um dia livre pode-se ler o livro todo sem grande esforço.

Agora, quanto a qualidade não o que polemizar ou discutir, a obra só pode ser definida como genial. É uma leitura descomplicada mas densa, pode ser lida e parecer compreensível sem que no entanto o leitor verdadeiramente compreenda a profundidade das questões de dramas humanos filosóficos e psicologicos na transmutação do humano no inseto que acreditamos ser dos mais abjetos, ainda que de maneira metafórica.

23 de março de 2011

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - Resenha Rápida

O Livro já se auto proclama despretensioso e com o intuito de polemizar, e neste caso é justamente isso que você irá ler, um livro que não se preocupa em aprofundar assuntos ou debates, mas pretende mostrar abordagens contrárias de várias noções habituais idealistas que muitos possuem acerca da história racional.  


O Autor, Leandro Narloch, é jornalista e já escreveu diversas matérias para revistas de curiosidades sobre ciência, no caso dele especificamente a Super Interessante. O mesmo estilo de escrita simplificado e que se preocupa antes de tudo em ser atraente ao leitor ainda que leigo, típico de revistas assim, é utilizado em toda a obra de Narloch, até mesmo as divisões em frações de texto contribui para isso, cada capítulo expõe uma curiosidade histórica que aparentemente contraria o senso comum.

21 de março de 2011

Geração Morta (Daniel Waters) - Resenha Rápida

Phoebe é uma garota gótica que se apaixona por um zumbi, é basicamente essa a prerrogativa do livro "Geração Morta" que deixa de lado os vampiros e lobisomens para adotar um novo ser fantástico que vem ganhando espaço ultimamente.

Bom, o início do livro não é muito motivador, a história tem um ritmo quase infantil de tão simples, algo como faixa pré-adolescente,  no entanto ela tenta ser uma obra para juventude. Depois pude constatar alguns problemas de coerência, em um mundo onde adolescentes dos EUA (milagrosamente ninguém mais volta a vida, só eles) ressuscitam as coisas que aparentemente deveriam mudar drasticamente ficam surpreendentemente quase idênticas ao normal mostrando que o autor parece não ter pensado muito acerca das consequências de algo nessa escala. Claro que como eu li apenas o ínício do livro há espaço para mais desenvolvimento, ainda assim não parece um bom prognóstico.

20 de março de 2011

Por que os Homens Amam As Mulheres Poderosas? - Resenha Rápida

Li as primeiras dicas para transformar "a mulher boazinha em poderosa", o que é proposto pela autora. Posso dizer que trata-se de um bom livro de auto-ajuda, os capítulos curtos e diretos facilitam a leitura, outro detalhe importante é linguagem, nada de complicado está escrito ali, para entender o livro basta saber ler com um mínimo de desenvoltura. A obra, como é dividida em etapas, não gera muito envolvimento narrativo, mas a intenção não é esta mesmo, o objetivo é ensinar as mulheres maneiras de auto-valorizar e isto está por todo o livro através de dicas.

Quanto as dicas não há muito que se falar, não são originais, podem funcionar ou não; depende das leitoras. Na verdade a abordagem lembra bastante programas de motivação comuns, daqueles que se vê na televisão ou em outros livros mesmo e como ela (a autora) não se arrisca a dar conselhos muito ousados não há absurdos (ao menos até onde li).


É isso, destaque para a abordagem direta e didática, sem histórias paralelas inúteis. Outro detalhe que eu gostaria de ressaltar é a capa, gosto da demonstração de submetimento do mínúsculo homem frente a uma mulher de que só se vê o imenso sapato, passa uma idéia louvável. Por fim, como homem, me pergunto: "porque tantas mulheres se preocupam com relacionamentos se eles não são tão complicados?"

Recomendo para quem

-Gosta de auto-ajuda
-Gosta de livros bem simples
-É mulher
-Acha que ser boazinha a está prejudicando nos relacionamentos
-Acredita que um livro pode ajudar a resolver este problema.

Abraço.



"No Resenha Rápida eu escrevo uma opinião breve de livros que li apenas um ou alguns poucos capítulos, portanto a intenção é ser objetivo, fazer algumas recomendações e não entrar em aspectos como qualidade literária da obra, isso fica por conta das criticas"

Ewerton Gonçalves

Os Livros mais vendidos da Semana [23/03/11] -Comentário

(revista Veja)
Nesta semana praticamente não há nada de novo, mais ou menos como as piadas do Zorra Total, todavia para que eu tivesse algo que escrever uma só estréia ocorreu nos top 5 das listas de mais vendidos da revista veja, e portanto é deste livro que vou falar hoje, os livros que já estão por aí a muito tempo já comentei em edições anteriores que podem ser visitadas clicando aqui.

19 de março de 2011

Eu, Robô (Isaac Asimov) - Crítica

Quando se menciona o nome Isaac Asimov já fica difícil não associá-lo a ficção científica, também não são raros aqueles que associam o nome deste autor estaunidense ao conceito das três leis da robótica, leis estas que surgem justamente em "Eu Robô"

O Livro na verdade é formado por 9 contos, que apesar de terem histórias independentes possuem total ligação entre si e demonstram a evolução paulatina entre os primeiros tipos de robô existentes com mecanismos de rudimentares de fala e intelecto até as tecnologias mais recentes (tudo ficcional é lógico).

Sem mais delongas o livro é muito bom pois carrega consigo várias qualidades necessárias para uma obra que pretenda ser competente neste gênero.

16 de março de 2011

Como Escrever Um Livro Ficcional de Sucesso


Os pontos que vocês poderão ler abaixo fazem sim sentido e podem ser utilizados como fórmula para o sucesso, mas como eu não sou um especialista em best-sellers preferi um artigo que privilegiasse o bom-humor ao rigor. Portanto considere-o como conselhos de um curioso literário que já leu alguns artigos sobre o tema. Até porque, um caminho preciso para o êxito comercial talvez nem exista.

1 Seja Bom em Escrever

Parece óbvio eu sei, mas alguns diriam que muitos autores que fazem sucesso na realidade não são bons, pode até ser, todavia mesmo que não se domine a língua com excelência é necessário saber escrever com uma desenvoltura acima da média, afinal várias das razões para uma obra ter êxito advém do domínio de técnicas de narrativa específicas, portanto nada de esnobar Paulo Coelho e dizer que seu gato escreve melhor do que ele, leia e exercite a escrita, mesmo que você não seja um gênio da literatura saber escrever é essencial.

2. Amor Não Pode Faltar

Algumas poucas obras conseguem fazer sucesso sem envolver romance, mas isto é quase tão raro quanto políticos honestos(ok, exagerei), por isso usar um ou mais interesses amorosos ajuda e muito a alavancar uma obra, até mesmo porque o grande filão do mercado atual de ficção são justamente as obras de romance para mulheres.
Agora sempre se lembre de idealizar a relação, mesmo que ela não seja um mar de rosas tem de existir um sentimentalismo que supere o real, basta lembrar de Crepúsculo, onde o vampiro protagonista encanta mulheres ao tomar atitudes que seriam encaradas na realidade como frigidez ou, segundo alguns críticos, indicativos de homossexualidade.

3."Envolva" o Leitor

Escrever aquilo que quer do jeito que sabe pode até dar certo mas é exceção, para aqueles que querem sair da periferia da literatura o mais rápido possível recomenda-se uma história que necessite e aponte para uma continuação. Nada de fazer capítulos com histórias sem uma conexão clara, é comprovado que os livros que mais conseguem sucesso são aqueles que usam da mesma tática utilizada por novelas; sempre encerrar em uma parte que gere expectativa para uma próxima

4.Clichês são mais eficientes que originalidade

Inovar é uma tarefa árdua, felizmente isto não é um pressuposto necessário para você que quer ganhar seu dinheiro e aparecer na lista dos mais vendidos da Veja. Importante é usar de clichês utilizados por outras obras anteriores, o que ajuda bastante seu trabalho. Um clichê que é muito considerado atualmente, por exemplo, é a popularização de personagens fantásticos, em outras palavras, a abordagem de entes sobrenaturais como vampiros , lobisomens, fantasmas ou qualquer outro tipo de forma não completamente fiel a tradição (como os lobisomens depilados) para que tornem-se mais agradáveis e simpáticos para os leitores.

Clique aqui para ler uma opinião diferenciada sobre este ponto - (minha mesmo, diga-se de passagem)

5.Seja simples

Escrever para multidões implica em saber que muitas das pessoas, sobretudo brasileiros, não estão acostumados a leitura, portanto maneirar em figuras de linguagem complexas ou estruturas muito densas de texto só contribui para que seu livro fique cada vez mais limitado a um publico restrito de intelectuais. Outra olhada nos best-selleres atuais logo demonstra que erudição não é prioridade e importante mesmo é uma narrativa que comova o maior número de pessoas possível.

6. Analise a Sociedade

Fique sempre atento a tudo aquilo que faz sucesso e que é popular, inspirado nas coisas que já tiveram êxito é bem mais fácil também conseguir o que se quer (retomando, em parte, àquilo que foi dito no ítem 4). Outra questão importante é descobrir algo com potencial de fazer sucesso, ou seja que você sente que pode ser o próximo Harry Potter,mas que poucas pessoas exploraram, assim você pode se beneficiar da falta de ocorrência; mas atenção, me refiro aqui a coisas pouco exploradas, arriscar com algo completamente novo é um tiro no escuro e dá certo pouquíssimas vezes.

7 Dinhero e QI

Não podemos negar que ter dinheiro ajuda e muito, afinal existe um bom número de serviços que oferecem publicação de livros sem nenhuma outra exigência que não seja pagamento em dia. Indo pelo mesmo caminho temos o "QI" ou "quem indica", é evidente que se sua mãe trabalhar numa editora ou tiver um amigo que já é um escritor conhecido ou algo do gênero, seu caminho longo e penoso em direção ao sucesso literário pode (na verdade vai) ter um enorme e extremamente bem-vindo atalho.

Como pode ser constatado são dicas simples, se unidas possuem toda a condição de possibilitar o sucesso do livro que você escreveu, porém é crucial que você se esforce, nada de desistir no primeiro não que escutar, divulgar a sua obra e permanecer tentado emplacá-la são essenciais se você realmente acreditar que aquilo que você escreveu possui todas as prerrogativas para sair do anonimato e se tornar fenômeno de vendas no concorrido, mas extremamente amplo, mercado da literatura de ficção.

Ewerton Gonçalves

14 de março de 2011

O Mundo de Sofia - Crítica

(foto:skoob.com.br)
Quando alguém menciona o nome filosofia para muitos está pronunciando um sinônimo de incompreensível, de algo que só mentes privilegiadas podem entender e que está completamente ausente da realidade prática. Uns dias atrás aliás eu estava assistindo um seriado onde um personagem considerado idiota escolhia cursar filosofia, e a piada era apenas isto (não tem muita graça, mas o seriado é ruim mesmo).

O Problema é que a maioria dos filósofos verdadeiramente não são simples, e eles escrevem voltando-se para outras pessoas que já estão acostumadas a estas reflexões, não precisa ser gênio para constatar que isso é o oposto daquilo que pode ser chamado de popular . Todavia sempre existem aqueles, poucos é verdade mas existem, dispostos a mostrar a filosofia em sua simplicidade e atrair novas mentes dispostas enveredar pelos questionamentos existenciais tão caros a este estudo.

Os Livros mais vendidos da Semana [16/03/11] -Comentário

(clique na imagem para ampliar)

Depois de alguns probleminhas na internet (rede mundial junto com cônjuge e carro é uma daquelas coisa que não se pode dividir) volto a falar sobre o top 5, ou melhor das variações pois já comentei aqueles que estão a várias semanas em postagens anteriores, como a da semana passada que pode ser lida clicando aqui.

8 de março de 2011

Melhores Sites Para Baixar Livros (Parte 2)


Depois de ter comentado sobre 3 opções para downloads de livros em sites completamente legalizados (clique aqui para visitar), vou dar dicas de alguns que não possuem este filtro que impede a divulgação de obras que eventualmente podem possuir direitos autorais, é bom deixar claro que não incentivo vocês a baixarem nenhum conteúdo como este, fica a sua inteira e total responsabilidade, vou apenas apontar aqui o endereço dos sites, baixar ou não é uma decisão tomada pela sua consciência, até mesmo porque estes domínios contém muitos conteúdos cujo download gratuito é permitido pela lei o que justifica minha indicação.

7 de março de 2011

Melhores Sites Para Baixar Livros (Parte 1)


Depois de vasculhar a internet e desperdiçar muitas e muitas horas acabei encontrando muitos sites (encontrar sites na internet, sim, eu realizei esta façanha) e claro que entre eles não foram poucos aqueles direcionados aos downloads, e aproveitando que o tema do blog é livros vou citar alguns desses bons lugares onde você pode baixar aquele livro que seu professor pediu para aquele trabalho ou aquele que você quer ler porque realmente quer ler um livro, indo no caminho inverso da maioria dos brasileiros.

5 de março de 2011

Os Livros mais vendidos da Semana [09/03/11] -Comentário


Depois de muito tempo sem escrever este comentário (na verdade só faz uma semana) sobre os livros mais vendidos venho hoje contar as novidades, e, como já está implícito no nome, vou ressaltar só aquilo que há de novo, o que há de velho no top 5 você pode ler clicando aqui.

1 de março de 2011

Persépolis - Crítica

(foto:educadordealmas.blogspot.com)
Entender a cultura alheia através de alguém que verdadeiramente a conheceu em sua vida é sempre uma das melhores maneiras de se compreender, sobretudo quando este alguém em questão já mora a tempo suficiente na nossa atual sociedade para facilitar este processo de "tradução" sempre complexo entre duas culturas.

É exatamente esta a maior qualidade da obra em quadrinhos "Persépolis", o livro retrata a vida da autora Marjane Satrapi desde a sua infância onde presenciou os horrores da guerra e as privações do regime que veio após a famosa Revolução iraniana de 1979, todos reconhecem o episódio pois foi graças a ele que o uso dos polêmicos véus tornou-se obrigatório no Irã, obviamente que existiram muitas outras consequências materiais e ideológicas ocorridas no entanto esta tornou-se a mais emblemática para o ocidente.

Com uma narrativa simples e de uma compreensibilidade integral a história se desenvolve de maneira extremamente competente e narra o período conturbado de guerras e revoltas com a sempre bem-vinda narração ingênua e sincera de uma criança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code