31 de dezembro de 2011

Os Livros Mais Vendidos de 2011 - Autoajuda e Esoterismo


Finalizando a série com os livros mais vendidos de 2011 temos as obras de autoajuda e esoterismo, uma categoria que basicamente reúne aquilo que sobra dos gêneros de ficção e não-ficção. O destaque não poderia ser outro que não Ágape de padre Marcelo Rossi.

Leia Também: Os Mais Vendidos em Ficção e Não-ficção.


5° O Monge e O Executivo - James C. Hunter (Editora Sextante)


Mesmo lançado pela primeira vez no já longínquo ano de 2004 aqui no Brasil, o livro de James C. Hunter continua se destacando como a quinta obra mais vendida de 2011; 7 anos depois.

O escrito é um dos principais responsáveis por popularizar o subgênero conhecido como "autoajuda para empresários". O tema (como fica claro no subtítulo) basicamente gira em torno das qualidades daquele que deseja ser um líder, contado através da história de um executivo que indo mal na carreira e na vida pessoal vai procurar os ensinamentos de um lendário líder empresarial que agora é frade.

Curiosamente, o livro que no Brasil é um sucesso incontestável com mais de 2 milhões de exemplares vendidos tem bem menos relevância nos EUA onde foram comercializados menos de 500 mil exemplares. A razão para isto pode ser, em parte, o título em inglês que tem bem menos apelo comercial: The Servant (O Servo; em tradução literal)



4° Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis - Augusto Cury (Editora Academia de Inteligência)


Augusto Cury sabe como emplacar um livro de sucesso, entre suas habilidades para isto está a linguagem simples e a titulação do autor que é médico, psiquiatra e terapeuta; na visão de pessoas não tão instruídas um inconteste conhecedor da mente humana.

Mas até na capa de Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis está impressa a vocação para ser best-seller. O subtítulo dá a entender que a obra é o guia definitivo para os relacionamentos; um assunto sem dúvida bastante considerado por grande parte do público feminino.

O livro lançado em 2011 é o mais recente de Cury.



3° Por Que Os Homens Amam As Mulheres Poderosas? - Sherry Argov (Editora Sextante)


Por que Os Homens Amam As Mulheres Poderosas? é a obra de autoajuda mais vendida de 2011, pois os 2 primeiros lugares pertencem a escritos de cunho espiritual e religioso.

O livro da escritora estadunidense Sherry Argov é mais um daqueles que foram muito bem mesmo não sendo tão recentes. Aliás em 2009 (o ano em que foi lançado no Brasil) o título ficou com apenas a 10ª posição na mesma categoria de autoajuda e esoterismo.

Entre as curiosidades que merecem destaque, cabe mencionar o nome da obra me inglês: Why Men Love Bitches?, que em tradução literal é algo como Por que Os Homens Amam As Mulheres Vagabundas? e não Poderosas como acabou ficando em português para não assustar o publico. Olhando pelos números uma decisão muito acertada.


Mais sobre Por que Os Homens Amam As Mulheres Poderosas?:



2° A Vida Sabe O Que Faz - Zibia Gasparetto (Editora Editora Vida & Consciência)


Atrás apenas do fenômeno Ágape, o livro da escritora espírita conseguiu se manter com a vice-liderança mesmo tendo sido lançado no meio do ano. 

A obra é ditada para a médium Zibia pelo espírito Lucius (sempre com nomes marcantes esses espíritos) que conta o triângulo amoroso formado por Carlos que combate na Segunda Guerra e é dado como morto, sua "futura ex-esposa" então decide refazer sua vida com Gilberto mas eis que Carlos retorna e o resto são muitos dramas e desencontros com a assinatura da autora (ou de Lucius).

 Zibia Gasparetto já é uma senhora de seus 85 anos.



1° Ágape - Marcelo Rossi (Editora Globo)


O livro que mais nos acompanhou aqui nas listas de mais vendidos do Leia Literatura durante 2012 não poderia ser melhor escolha para ser o último a ser citado no site este ano (escrevo isso ainda em 2011).

A obra passou tanto tempo entres as mais vendidas por unir diversos fatores que permitiram a popularização. Entre eles cabe destacar a fama do autor, o preço baixo, a escrita extremamente simples, as poucas páginas e o apelo dentro da  população católica nacional que apesar de enorme carece de títulos que se adequem ao seu nível de instrução.



Veja o top 10 completo da revista Veja em cada categoria:


Com Informações de Veja, Wikipédia e Porto Cultura.


E por 2011 é só, Feliz 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)