28 de novembro de 2011

Alan Moore Comenta Uso da Máscara de V de Vingança em Protestos


Quando Alan Moore criou o protagonista da elogiada hq V de Vingança provavelmente jamais imaginaria que a máscara de seu personagem, inspirada na fisionomia do real revolucionário inglês Guy Fawkes, se tornaria um símbolo utilizado por movimentos tão díspares como o Occupy Wall Street e os protestos promovidos pelo grupo hacker Anonymous.

"Acho que, enquanto estava escrevendo a história, bem lá no fundo imaginei se não seria legal se aquelas ideias tivessem algum impacto. E quando vejo essa fantasia invadir o mundo real... é peculiar. Parece que esse personagem que criei há 30 anos escapou do reino da ficção", declarou o autor em trecho de entrevista concedida ao The Guardian e traduzida pelo portal Universo Hq.

Além disso Moore comentou sobre a criação do conceito da máscara que, apesar de ser ideia sua, foi desenhada por David Lloyd (responsável pela arte de V de Vingança):

"Aquele sorriso é tão assustador. Tentei usar a natureza enigmática desse sorriso para efeito dramático. Podíamos mostrar uma imagem do personagem apenas parado em pé, silencioso, com uma expressão que podia ser de alegria ou de maneira mais sinistra. Ver máscaras com os manifestantes faz com que eles se pareçam um único organismo, esse tal de 99% de que ouvimos tanto falar. Nesse sentido é formidável, posso ver o motivo de estarem usando a máscara"

A reação positiva do autor, que sempre teve familiaridade com protestos e insurgências, ainda fica mais clara em sua menção ao povo: "O último capítulo de V de Vingança se chama Vox Populi. A voz do povo. E acho que, se a máscara significa algo no contexto atual, é isso. É o povo, essa entidade misteriosa que com frequência é evocada".

"V de Vingança" é uma hq lançada em 1982 (sendo publicada por completo apenas em 1988 na DC Comics) que conta a história de um um revolucionário que combate governo totalitário com características fascistas.

Uma curiosidade é que os direitos de uso da máscara são da editora do Super-Homem.

Informação: Universo Hq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)