27 de outubro de 2011

Livro Aborda Episódio de Invasão Alienígena Criada Por Rádio do Maranhão

Foi lançado nesta quarta-feira (26/10) o livro“Outubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos” que conta um curioso caso ocorrido em São Luís, capitão maranhense, na data título onde a rádio Difusora AM transmitiu um programa que simulava uma invasão alienígena, o interessante é que acabou convencendo muitas pessoas da veracidade do caso.

O episódio realmente foi inspirado na dramatização do livro Guerra dos Mundos de H. G. Wells que foi comandada por Orson  Welles (diretor do clássico Cidadão Kane) e transmitida via rádio em outubro de 1938 nos EUA

No caso maranhense o que ajudou dar credibilidade a história é que a rádio Difusora tinha ampla credibilidade midiática e a sua intenção (diferentemente do caso estadunidense que havia deixado claro que eo aspecto ficcional) era realmente causar impacto entre a população para mostrar o poder do veículo que vinha sendo ameaçado pela chegada da tv. Para tanto não economizaram em efeitos sonoros e músicas dramáticas coroadas pela presença de um jornalista real da emissora que chegou a dar a impressão de ter falecido enquanto transmitia a "notícia".

O resultado é que o caso causou certo pânico na população que realmente acreditou na invasão, várias pessoas ligaram para rádio querendo explicações e mesmo recebendo a notícia de que tudo aquilo não era verídico muitos acabaram não acreditando. O Exército chegou, inclusive, a invadir a rádio para prender os responsáveis pelo programa.

Os dois vídeos que seguem abaixo trazem o áudio original da transmissão da rádio Difusora e explicam a correlação entre o caso do Maranhão e o acontecido nos EUA:



O livro "Outubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos" é fruto da pesquisa de um grupo de estudantes da Universidade Federal do Maranhão sob a coordenação do professor Francisco Alves da Conceição. A obra vem acompanhada de CD com o áudio original.

Fontes: Facebook, IG, G1 e Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)