25 de setembro de 2011

Caixa Suspende Propaganda Onde Machado de Assis Aparece Branco


Já havíamos noticiado a alguns dias o comercial de tv da Caixa Econômica onde o autor Machado de Assis aparecia branco mesmo sendo mulato na vida real. Agora, após a polêmica e sobretudo depois do pedido da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) o banco resolveu voltar atrás e suspender a veiculação da propaganda.

No vídeo de cerca de 1 minuto é contada uma suposta história que apresenta Machado (em versão descolorida) como um satisfeito correntista do banco.

Leia abaixo a nota da Caixa Econômica onde ela informa sobre a suspensão da propaganda, pede desculpas e reitera seu auto-proclamado compromisso com a diversidade:

"A Caixa Econômica Federal informa que suspendeu a veiculação de sua última peça publicitária, a qual teve como personagem o escritor Machado de Assis. O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial.

A Caixa reafirma que, nos seus 150 anos de existência, sempre buscou retratar, em suas peças publicitárias, toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país. Esta política pode ser reconhecida em muitas das ações de comunicação, algumas realizadas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Governo Federal.

A Caixa nasceu coma missão de ser o banco de todos, e jamais fez distinção entre pobres, ricos, brancos, negros, índios, homens, mulheres, jovens, idosos ou qualquer outra diferença social ou racial."

Veja abaixo o comercial que motivou toda polêmica:


Informação: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)