6 de setembro de 2011

Anna e O Beijo Francês (Stephanie Perkins) - Crítica / Resenha


Sinopse
Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?
Fonte: 
http://www.sinopses.leialiteratura.com/2011/09/anna-e-o-beijo-frances-stephanie.html

Sabe quando você termina de ler um livro e se pega sorrindo para o nada? Anna e o Beijo Francês te faz sentir assim nas nuvens... Depois dessa, acho que nem preciso dizer que adorei este livro! Na história de Anna, o amor está em todo lugar!

Anna definitivamente não quer estudar seu último ano da escola em Paris (Bobinha!). Afinal, ela possuía outros planos para este ano dentre eles, ficar com Toph, o garoto lindo do Multiplex e manter seu emprego no Multicomplexo Royal Midtown 14. Mas na França, ela ainda iria ficar sem sua melhor amiga Bridgette e longe de sua mãe e seu irmãozinho Sean. Entretanto seu pai, um escritor famoso (praticamente o clone do Nicholas Sparks em características literárias!) pensava diferente, ela iria para Paris sim! 

Quando Anna chega a Cidade Luz, ela conhece em sua nova escola Mer, Josh, Rashimi e o ultra-gato St. Clair, ou simplesmente Etiénne. Entre Anna e Etiénne rola uma química de cara, mas ele tem um probleminha: Ele tem namorada! E Anna igualmente a muitas heroínas dos YA demora um absurdo de tempo para perceber que é correspondida, ai, ai o amor...

Este livro com narração em primeira pessoa é uma delícia, a autora faz um passeio divertido pela cidade dos amantes e para quem gosta de cinema, principalmente de filmes antigos assim como Anna, terá um prato cheio apesar dos títulos citados estarem desnecessariamente em sua língua original, acredito que se fossem traduzidos facilitaria para a identificação para o leitor brasileiro. Enfim, Anna quer ser crítica de cinema então não faltaram alusões a este tema.

Quanto aos personagens do livro foi interessante observar que eles possuem características bem definidas. Josh, o introspectivo, desenhista e melhor amigo de St. Clair; Meredith, a Mer, amiga de St. Clair não-tão-amiga de Anna, pois é apaixonada por ele; Rashimi, namorada de Josh, ciumenta, mas verdadeira e Anna, que se sente literalmente fora do ninho em Paris e além de ser a rainha das confusões sentimentais, tem mania de limpeza! Rsss...

Um ponto interessante mostrado no livro é a dificuldade em se adaptar em um novo lugar, em um novo país! Com tudo diferente: amigos, lugares, costumes e outra língua, esta era uma das maiores dificuldades para Anna bem como a saudade da família e antigos amigos. Então conseguimos ver um amadurecimento da Anna após vivenciar essas situações, a partir daí ela começa a perceber a importância das pessoas e o quanto é imprescindível que elas estejam ao seu lado.

A tradução do livro que comete alguns tropeços existe algumas partes que ficam confusas onde há transição de pensamentos para diálogo e vice-versa, para quem lê fica na dúvida se o que está escrito foi dito ou pensado. Outro detalhe é que não vi sentido no nome do livro e não consegui descobrir como é o beijo francês kkkkk... Mas de qualquer forma esse detalhe não tira o brilho do livro. Recomendadíssimo!

“Sinto falta de Paris, mas lá não é minha casa. (...) Eu reflito sobre isso à medida que nossas vozes vão se cansando e nós paramos de conversar. Nós só ficamos na companhia um do outro. Minha respiração. Sua respiração. Minha respiração. Sua respiração. Eu não poderei nunca dizer a ele, mas é verdade. Isto é estar em casa. Nós dois.(...) Por nós dois, a palavra casa não é um lugar. É uma pessoa.”



4 de 5



2 comentários:

  1. Talvez o próximo que será publicado por título vai ter "Ana e o Beijo Grego".

    ResponderExcluir
  2. kkk Seria realmente o próximo passo...

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)