7 de agosto de 2011

Jorge Amado: Autor que Completou 10 Anos de Morte no Dia 06 Faria 99 de Vida no Dia 10

(Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai / Foto: Catraca Livre)

Ontem (06/08) fez uma década desde a morte do prestigiado escritor baiano Jorge Amado. Autor de diversas obras e homenageado com muitos prêmios ele foi um dos principais nomes da literatura de seu estado e do Brasil.

Com um estilo com forte conotação popular com direito a abordagem de temas até então pouco explorados como pobreza e sexualidade, Amado estava preocupado em ressaltar a vida do povo marginalizado o que acabou lhe concedendo uma forte apreciação popular.

O autor foi publicado de 1930 (O País do Carnaval) a 2008 ("Hora da Guerra", conjunto de crônicas publicadas após a sua morte)e teve muitas de suas obras publicadas em outras mídias alcançado também grande êxito. Ficaram marcadas por exemplo a novela "Gabriela Cravo e Canela" da Rede Globo, inspirada em livro de mesmo nome, e o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (também inspirado em romance homônimo) que até hoje é o segundo de maior bilheteria no cinema nacional (foi o primeiro por mais de 30 anos até ser ultrapassado por Tropa de Elite 2).

O escritor que foi traduzido para 42 idiomas faria aniversário neste período pois nasceu no dia 10 de agosto de 1912, ou seja, ele completaria 99 anos na próxima quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)