24 de agosto de 2011

Hoje, 24 de Agosto, O Escritor Jorge Luis Borges Faria 112 Anos

(Borges e sua segunda esposa, Maria Kodama)
Há exatos 112 anos nascia o escritor argentino Jorge Luís Borges que além de se destacar na escrita foi um famoso e considerado crítico literário. Suas obras normalmente reuniam pequenas histórias onde ele mesclava ficção fantástica com doses singulares de reflexões sociológicas e filosóficas.


A mais célebre obra de Borges, considerada como sua obra-prima, foi a coletânea de contos "O Aleph"(lançada originalmente em 1949) que juntamente com outros livros de sua autoria se tornaram marcos para a literatura de sua época, sobretudo no gênero ficcional.

Borges também ficou conhecido por sua vida atribulada onde tomava atitudes que alguns poderiam classificar como excêntricas. Na biografia  "Borges a Contraluz", Estela Canto, que teve relacionamento com o escritor, descreve que Borges gostaria de casar mas quando ela recusou se recusou  o pedido caso os dois não fizesses sexo antes, o autor se assustou com a exigência e fugiu do relacionamento. Posteriormente casou-se com Elsa Astete, mas depois de cerca de 3 anos ele acabou saindo de casa, novamente sem muita cerimônia,  dessa vez para evitar as discussões relativas a separação.

Aos 50 anos, porém, Borges começou a perder a visão paulatinamente, a partir daí ficava a cargo da mãe, Leonor, escrever as obras ditadas por ele. Ela acabou falecendo em 1975, alguns anos depois do término do primeiro casamento do filho.

Já próximo ao fim da vida o escritor casou-se novamente, desta vez com a sua ex-aluna Maria Kodama que se tornou detentora dos direitos autoras de sua produção literária e intelectual.


Informações: Biografias Uol, Wikipédia, AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)