17 de agosto de 2011

Como Transformar Texto em Java Para Ler no Celular


A maioria da pessoas tem já tem aparelhos de celular que só faltam servir café e atender a porta, e para estes não é problema ter acesso a internet ou ler um simples arquivo em pdf. Porém não são todos que podem desfrutar de todos os benefícios que o avanço da tecnologia propicia, existem aqueles que ainda possuem aparelhos cujos recursos estão longe de se comparar aos de pessoas mais abastadas.

Eu, que estou na ala daqueles com deficiência financeira, sempre procurei uma alternativa para conseguir ler textos no celular, sem grande sucesso, até que encontrei um programa bem interessante que permite transformar arquivos comuns de texto em arquivos java, formato presente em quase todos os aparelhos com uma tecnologia, ao menos, regular. 

Por isso segue abaixo um breve tutorial de como você pode transformar o texto do seu computador em um arquivo compatível com o seu celular que (obrigatoriamente) tem que rodar o java, mas fique tranquilo porque provavelmente ele é capaz disso.

Materiais necessários:

-Celular com suporte para arquivos java
-Computador (é nada)
-Cabo USB

1. O Programa BookMaker

O primeiro passo para transformar o seu texto em um arquivo para leitura no celular é baixar o programa que possibilitará a conversão:


Pode ficar tranquilo que o programa é levíssimo (menos de 1 megabyte) e não exige instalação.

2. Formato de entrada

Depois de ter baixado  e  executado você notará que o programa precisa que o aquivo de origem seja no formato ".txt". Mas não precisa se desesperar que o processo é bem simples, basta que você copie o texto ou livro desejado e cole no bloco de notas do Windows. 

Depois disso você irá salvar o texto, e por padrão o Windows vai salvá-lo como arquivo ".txt" que é aquilo de que você precisa.

3. Fazendo o arquivo Java

Com o arquivo ".txt" em mãos basta abri-lo utilizando o programa BookMaker, nele você poderá avaliar configurações de como você deseja que fique o resultado final podendo alterar, por exemplo, tamanho da fonte, cor, separação das linhas e resolução.

A resolução, por sinal, é uma das configurações mais importantes pois ela tem que estar de acordo com o tamanho do seu celular. Por essa razão é interessante buscar saber qual a resolução do seu aparelho, caso a desconheça é lógico, antes de converter.

Depois de configurar o programa corretamente basta pressionar "start", provavelmente em alguns segundos o BookMaker irá converter, mas o tempo decorrido dependerá do tamanho do texto.

Para ver o arquivo basta clicar em "show midlets" lembrando que o nome será aquele que você escolheu na primeira parte em branco onde tem escrito ao lado "Book Name (midlet name)".

Você verá que vão aparecer alguns arquivos com extensões diferentes, o que lhe interessa é o ".jar", mas caso dê algum problema na hora de executar transfira os demais também.

4. Finalizando

Com tudo pronto só resta transferir o arquivos ".jar" (e os outros se precisar) do computador para o celular (através de cabo USB) e executá-lo, o seu texto já está pronto e pode ser lido!


Qualquer dúvida podem deixar nos comentários.

7 comentários:

  1. vlw cara funfo perfeitamente :D

    ResponderExcluir
  2. cara...eu te amo!*___* muiiiiiitooo obrigada...vc salvou meus dias de tedio no trabalho!!!!!obrigada pela gentileza!

    ResponderExcluir
  3. kkkk Fico muito feliz que tenha ajudado Lana.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)