2 de julho de 2011

Processo Contra Livro do MEC, Com Supostos Erros de Português, é Arquivado


O Ministério Público Federal de Brasília arquivou processo civil instaurado contra o Ministério da Educação em razão do livro "Por Uma Vida Melhor", a obra trouxe expressões como "nós pega o peixe" como corretas dentro de determinado contexto, o que causou polêmica.

O documento publicado que determinou o arquivamento do processo traz o seguinte relato do procurador responsável, Peterson de Paula Pereira, sobre o livro do MEC:

"Transmitiu-se a ideia de que o indigitado livro pudesse ensinar a língua portuguesa de modo errado aos estudantes, quando, na verdade, o Ministério da Educação propôs à sociedade a introdução e reflexão acerca da linguística, que, conforme ensina o dicionário Houaiss da língua portuguesa, consiste em ciência que tem por objeto a análise da linguagem humana em seus aspectos fonético, morfológico, sintático, semântico, social e até mesmo psicológico; e a análise da origem, do desenvolvimento e da evolução das línguas".
"Na verdade o livro propôs o início de reflexões, já no ensino fundamental e médio, da linguística, que apresenta-se como ciência que se preocupa com o conhecimento da realidade da língua, a reconhecer as diferenças da língua falada como parte integrante de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social, como preceitua o preâmbulo da Constituição Federal".

Um argumento coerente, e até óbvio, mas como a imprensa brasileira adora fazer uma alarde, enfim... Veja abaixo as outras notícias que publicamos sobre a polêmica do livro do MEC:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)