7 de julho de 2011

Os Escritores Mais Admirados do Brasil


O Ibope consultou mais de 5.000 pessoas em 2008 para tentar descobrir quais os escritores mais admirados do Brasil. A consulta foi encomendada pelo Instituo Pró-Livro, que serve como meio de apoio e fomento para a leitura em nosso país.

O resultado você pode conferir abaixo com direito a grandes mestres da literatura nacional, autores de boa qualidade e Paulo Coelho.



10 - Maurício de Sousa


Maurício é famoso por ser o maior quadrinista nacional na atualidade, os personagens da Turma da Mônica, e do grupos associados como a Turma do Penadinho, fazem parte da infância de grande parte dos leitores brasileiros e correm o mundo divertindo e ensinando através de sua elogiada linha de materiais pedagógicos que já chegou até na China.


9 - José de Alencar


O nacionalista José de Alencar também é muito conhecido, sobretudo entre os estudantes, já que o autor de "O Guarani" é figura fácil nas vestibulares e provas do país. Seus textos românticos e com fortes traços de idealismo até hoje influenciam as novelas, muito embora estas estejam a quilômetros da qualidade de Alencar.


8 - Érico Veríssimo


Escritor mais conhecido no sul do Brasil é autor do memorável "O Tempo e O Vento", registro literário da história do Rio Grande do Sul. Seus textos foram traduzidos para diversas línguas tornando o gaúcho de Porto Alegre conhecido internacionalmente.


7- Carlos Drummond de Andrade



Célebre escritor Carioca Drummond encanta pelas suas poesias de grande profundidade. Diferentemente de grandes parte dos poetas, Drummond consegue alcançar diversos públicos por não ser hermético, tornando as suas obras atraentes até para pessoas menos letradas.


6- Cecília Meireles


A única mulher nesta lista Cecília é famosa por sua literatura simples mas profunda, que contava com fortes traços de lirismo que inspira apaixonados e pessoas adeptas do romantismo em geral.


5- Vinícius de Moraes



Um dos mais versáteis membros dessa lista, Vinícius é conhecido não apenas por sua obra literária composta, sobretudo, de poesias líricas, mas também pelas suas várias composições musicais e obras de dramaturgia. Outro viés muito lembrado são seus poemas infantis, praticamente obrigatórios em programas de fomento à leitura na infância.


4- Machado de Assis



Para muitos o maior escritor do Brasil (incluindo eu meso), Machado dispensa apresentações, principal nome do movimento realista nacional ele teve obra que se expandiu por vários estilos mas que se destacou nos seus romances e contos.


3- Jorge Amado


Autor extremamente popular no Brasil conseguiu aliar qualidade e apelo popular graças às suas obras que tinham como assunto principal o cotidiano descrito de forma bastante próxima do literal. A adaptação de seus livros para outras mídias foram, em geral, sinônimo de sucesso como "Gabriela, Cravo e Canela" que passou por tv, teatro e cinema; em todos com grande sucesso de público.

2- Paulo Coelho



O mais atual desta lista Paulo Coelho é certeza de altos números de vendas com seus livros que misturam misticismo, romance e pitadas consideráveis de auto-ajuda. Coelho, certamente, é o  menos capacitado dentre os aqui citados em questão de qualidade.

1- Monteiro Lobato



Apesar de ter escrito em variados gêneros Lobato ficou conhecido pela série de livros infantis com os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo" que até hoje aparecem nos mais variados produtos destinados às crianças.

Informação: entretendo.com / oenxadrista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)