26 de julho de 2011

Livros em Edição de Bolso - Comentário


Você chega numa livraria e está lá aquele cenário bonito, livros e mais livros espalhados por todos os locais atendendo ao mais diversos gostos, mas qual não é a sua ingrata surpresa ao descobrir que o seu bolso frusta suas pretensões de sair de lá com um acréscimo considerável para sua biblioteca particular.

Para essas pessoas que infelizmente não tem muito a gastar mas não querem ficar sem ler um bom livro uma alternativa sempre muito adotada, são as famosas edições de bolso que trazem grandes clássicos da literatura  em preços convidativos ao alcance dos "menos capitalizadas."

Abaixo segue uma lista de 4 coleções de livros de bolso que eu tive contato e que faço comparação ressaltando o que pude perceber de virtudes e defeitos.


Martin Claret



Essa é uma das editoras mais famosas de edições de bolso já que foi uma importante responsável por tornar obras clássicas mais baratas. 

A Martin Claret se destaca por ser muito fácil de ser encontrada além de ter livros que tem um aspecto diferenciado que agradam ao manuseio em suas capas coloridas e com ilustrações às vezes interessantes. As páginas internas também tem bom papel.

Todo mundo que já teve contato com a editora deve saber também que suas traduções são muito criticadas. De fato ao se comparar as edições da da Martin Claret com outras versões mais encorpadas sente-se realmente a inferioridade, mas não chega a ser ruim quando comparada as limitações inerentes a livros de bolso.

A editora tem preços que variam normalmente de 13 a 20 reais.


L&PM Pocket



As edições de bolso da editora L&PM destacam-se pelo seu acabamento de maior qualidade em livros pequenos que tem mais chances de realmente caber em algum bolso (apesar que também costumam não caber).

Outro fato interessante além da qualidade material é a tradução que realmente é bem-feita dentro dos padrões limitados dos livros do gênero, tornado a o selo um dos mais bem quistos entre os amantes dos livros baratos.

Se o leitor não se incomodar com a ausência de capas ilustradas e coloridas e com o preço um pouco mais elevados (em geral) que os livros da Martin Claret, essa é a melhor opção entre as edições de bolso.

Os preços da L&PM normalmente variam entre 7 e 25 reais.



BestBolso



O selo da Record para venda de livros de bolso tem como destaque a tradução satisfatória, nem sempre mas em geral, e alguns títulos que outras editoras não possuem em seu catálogo incluindo obras com maior apelo popular permitindo mais opções aos interessados.

O problema é que os livros da Bestbolso são um pouco mais caros que os outros pois a maioria dos títulos fica com preços próximos aos 20 reais, mas esse custo maior não se traduz em maior qualidade material já que os livros tem capas moles que não raramente ficam retorcidas. As páginas também não ficam atrás parecendo mais finas do que as dos livros das concorrentes.

Os livros costumam custar entre 10 e 20 reias sendo que a maioria, como já foi dito, fica com valores próximos do maior valor.


Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal



A coleção de livros clássicos da editora Escala é boa para quem realmente está querendo economizar ou está com falta de dinheiro, pois o grande destaque é realmente o preço com um amplo acervo de obras custando abaixo dos 10 reais.

A tradução é variável, mas em geral é suficiente. Agora o material é o pior dentre todas as mencionadas pois ou tem folhas muita finas ou é mesmo num péssimo papel jornal que quando você tenta abrir começar a ficar machucado. Já a cola endurecida que fixa as páginas à capa é até visível às vezes.

Os preços costuma variar de 6 a 15 reais sendo que a maioria fica abaixo dos 10.

Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)